O Instituto Collaço – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC), ativa hoje um novo programa e amanhã retoma um outro para seguir no propósito de refletir sobre trajetórias e produzir conhecimento no campo das artes visuais.
Nesta segunda, dia 24, às 19h30, o conferencista, pesquisador, professor, autor de livros, Raul Antelo abre o programa Retroprojetor: Encontros do Olhar, seis conferências que ele idealizou para a instituição e que ocorrerão entre abril e setembro. O primeiro encontro tem Antelo como destaque para fazer a abordagem “Dois Discípulos de Othon Friesz: Sgarbi e Martinho”.
Amanhã, dia 25, às 19h30, o programa Instituto Conversa recebe uma outra autoridade nas relações entre as artes visuais e a cidade de Florianópolis. Doutora e professora, Sandra Makowiecky faz a abordagem “Florianópolis em Tempos Diversos: Martinho de Haro entre Artistas”.
As falas se concentram em aspectos da produção de Martinho, tecendo considerações e aproximações entre seus trabalhos e outros artistas. As vagas são limitadas e por ordem de chegada. A entrada é gratuita.
Os programas buscam um diálogo com a exposição em cartaz “Indivisível Substância: Martinho de Haro e Florianópolis” aberta à visitação no Instituto Collaço Paulo até o dia 1º de julho.
Interessada no intercâmbio pessoal e na partilha de conhecimento sobre arte, arquivos e exposições, a instituição desde a sua criação, em julho de 2022, procura se cercar de especialistas. Sandra Makowiecky integra o conselho consultivo da instituição, é parceira desde o momento inaugural. Antelo por sua vez é convidado na perspectiva de alinhavar um programa capaz de alargar sensibilidades e conexões com a comunidade.
Retroprojetor: Encontros do Olhar entrecruza duas agendas do ano da instituição, a mostra “Indivisível Substância: Martinho de Haro e Florianópolis” e a próxima exposição, uma individual sobre Elke Hering. Produto cultural totalmente patrocinado pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), o projeto expositivo de Martinho conta com o apoio das empresas Dígitro e Ibagy e possibilita uma agenda de encontros e reflexões sobre o artista.
Sempre nas últimas segundas-feiras do mês, no mesmo horário, às 19h30, os especialistas convidados de Raul Antelo são Rosângela Miranda Cherem, Ivo Mesquita, Bianca Tomaselli e Andrea Giunta. A primeira conferência, com o tema “Dois Discípulos de Othon Friesz: Sgarbi e Martinho”, será apresentada por Antelo que volta a falar em 31 de julho, às 19h30, sobre “A Eterna Ironia da Comunidade: Arte Normal, Anormal, Degenerada”.
Cherem faz, no dia 29 de maio, a abordagem “Os Vazios de Martinho” e, no dia 26 de junho, Ivo Mesquita “A Resistência da Figura: De Haro, Di Cavalcanti e Outros Brasileiros Entre 1945 e 1955”. Em 28 de agosto é a vez de Bianca Tomaselli refletir sobre “Surrealismo, Matéria e Magia” e, para encerrar, no último encontro, em 25 de setembro Andrea Giunta enfoca “Brasilidade e Simultaneidade: Elke Hering entre Munich, Bahia e Blumenau”.
Serviço
O quê: programa Retroprojetor: Encontros do Olhar – conferência “Dois Discípulos de Othon Friesz: Sgarbi e Martinho”, de Raul Antelo
Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC)
Quando: 24.4.203, 19h30 às 21h
Quanto: gratuito
Serviço
O quê: programa Instituto Conversa – palestra “Florianópolis em Tempos Diversos: Martinho de Haro entre Artistas”, de Sandra Makowiecky
Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC)
Quando: 25.4.2023, 19h30 às 21h
Quanto: gratuito
Serviço
O quê: exposição: “Indivisível Substância: Martinho de Haro e Florianópolis”
Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC)
Quando: até 1º.7.2023, seg. a sáb., 13h30 às 18h30
Quanto: gratuito
Equipe Técnica
Curadoria, expografia e textos: Francine Goudel e Ylmar Corrêa Neto
Revisão e edição de textos: Néri Pedroso
Coordenação de montagem: Cristina Maria Dalla Nora
Montagem: Flávio Xanxa Brunetto
Material educativo: Ana Martins e Joana Amarante
Material gráfico: Lorena Galery
Fotografia: Eduardo Marques
SAIBA MAIS
www.institutocollacopaulo.com.br
@institutocollacopaulo
https://www.youtube.com/watch?v=xqZmf4BGhvE
CONTATO
NProduções – Néri Pedroso (48) 99911-9837
Realização
Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação
Apoio Cultural
Dígitro e Ibagy
Patrocínio
Produto cultural totalmente patrocinado pelo Município de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação). ENTRADA GRATUITA