“Renan Calheiros não quer escutar os povos indígenas”: Ingrid Sateré Mawé

Coluna Diálogos Indígenas com Ingrid Sateré Mawé, realizada no JTT – A Manhã com Dignidade

No relatório final da CPI da Covid-19, foi informado nesta desta terça-feira (19) que o senador Renan Calheiros (MDB-AL) retirou das propostas de indiciamento do presidente Jair Bolsonaro os crimes de genocídio contra a população indígena e homicídio. Este evento mostra mais um descaso com os povos indígenas.

Segundo Ingrid, todos os governos que passaram pelo Brasil exerceram um genocídio em massa do povo indígena. Com a tentativa de apagar sua historia, pelo garimpo ilegal, pelas dragas que consomem todo o alto amazonas, e todos os impactos ecológicos, econômicos e de saúde consequentes.

Pelo menos 300 deputados no Congresso Nacional concordam com as politicas anti-indígenas e tentam aprovar o PL 490 e junto com ele a tese do Marco Temporal.

Enquanto passam a boiada, crianças e mulheres indígenas têm seus corpos violados, são vendidas e sequestradas por todos os lados do Brasil. A boiada também avança com as doenças: hoje são 60.031 indígenas contaminados, 1.218 mortes por Covid-19 e 162 povos atingidos.

Assista:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.