Registados 132 casos de exploração infantil em Angola

images (6)Menongue – Os serviços provinciais do Instituto Nacional da Criança (INAC) no Kuando Kubango registaram em Menongue, durante o primeiro semestre do ano em curso, 132 casos de exploração infantil, revelou hoje,sexta-feira, o chefe de proteção de menores, Fernando Domingos.

Segundo o responsável de proteção de menores, no primeiro semestre do ano em curso o INAC registou casos de violência contra a criança, entre seis homicídios voluntários e uma tentativa do mesmo, um abuso sexual e tentativa de outro, oito ofensas corporais, 10 fugas à responsabilidade e 12 a paternidade e dois indícios de rapto.

 Relativamente aos casos de exploração infantil, a fonte sublinhou que são mais frequentes e que têm estado a preocupar as entidades locais, sobretudo na transportação de mercadorias pesadas para diversas áreas, com destaque para os mercados paralelos, mas que medidas de estancamento desta realidade estão a ser criadas.

De acordo com Fernando Domingos, relativamente as ofensas morais foram registados dois casos, descobertos através de denúncias que o INAC tem recebido e depois averiguados com destino a Direção de Investigação Criminal e ao Tribunal provincial para o tratamento dos referidos casos. Ao Instituto Nacional da Criança cabe-lhe o acompanhamento dos processos até ao desfecho final.

O chefe de secção de proteção do Instituto Nacional do INAC exortou os pais e a sociedade em geral para serem mais vigilantes e os adultos mais defensores dos direitos das crianças e acima de tudo denunciar qualquer tipo de violência que lese os direitos dos menores e dos seus autores, visando reduzir, paulatinamente, este fenômeno social rumo a uma sociedade sã.

Fonte: Angola Press

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.