Rastros e restos na dança de Fiadeiro

A convite do projeto contemplado pelo Rumos Itaú Cultural, intérprete e coreógrafo que vive em Portugal apresenta espetáculo em Florianópolis.

Este Corpo que Me Ocupa 1 Foto Patrícia Almeida Divulgação - Copia

Tubo de Ensaio – Composição, projeto contemplado pelo Rumos 2013-2014, principal programa do Itaú Cultural, promove nesta sexta, dia 21, às 20h, no Espaço 2, do Ceart (Centro de Artes) da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), o espetáculo Este Corpo que Me Ocupa do intérprete e coreógrafo João Fiadeiro. Ele pertence à geração de coreógrafos que surgiram no fim da década de 1980. Seguidor do movimento pós-moderno americano, bem como a Nouvelle Danse dos franceses e belgas, deu origem à Nova Dança Portuguesa. Parte da sua educação e formação ocorreu entre Lisboa, Nova York e Berlim. Integrou a Companhia de Dança de Lisboa (1986-1988) e o Ballet Gulbenkian (1989-1990). Em 1990, fundou a Companhia RE.AL que apoiou a criação de seus próprios trabalhos, apresentados em diferentes países da Europa, nos EUA, Canadá, Austrália e América do Sul.

Em 2008, Fiadeiro interrompeu a atividade de coreógrafo e autor para desenvolver projetos nos quais o processo – opondo-se ao produto – aparecia como objeto central, uma mudança que condicionou o programa desenvolvido pelo Atelier Real, no qual é diretor artístico. O Tempo Real, inicialmente concebido para apoiar a escrita e a composição dramatúrgica de suas obras, transformou-se numa ferramenta e plataforma teórico-prático para entender e repensar decisão, a representação e cooperação na arte e na vida. Essa investigação desenvolve-se em sintonia com outras disciplinas, como a economia, neurobiologia e ciências de sistemas complexos, e tem sido tema de oficinas em escolas e universidades nacionais e internacionais.

 Investigação em torno do volátil

 Este Corpo que Me Ocupa (2008-2014) fecha, de certa maneira, um ciclo iniciado há 11 anos com o trabalho I am Sitting…, período em que João Fiadeiro se dedicou a múltiplas interfaces, como projetos de criação, ateliê de investigação, workshops de formação, e da plataforma prática-teórica que a Composição em Tempo Real proporcionava – experimentar e sistematizar novos modos de colaboração, composição e criação artística. Assim, o trabalho posiciona-se enquanto peça-tese, na qual Fiadeiro, em colaboração com Paula Caspão, tenta sintetizar na equação mais simples possível, aquilo que o inquieta enquanto artista e investigador.

  “Se tivesse que reduzir, numa só palavra, o meu ‘modo de operação’, aquilo que me move e me define enquanto artista, diria que funciono e trabalho com o resto”, explica Fiadeiro. O resto, segundo ele, é aquilo que fica, que foi esquecido. “O resto é o que cria vazio. E é a prova da ausência de uma presença. Ou, melhor ainda, é a presença de uma ausência. É no resto que vamos encontrar os rastros para iniciar a impossível tarefa de re-construir o mundo, uma e outra vez. Atrai-me a ideia de saber que algo esteve antes de mim e que o que ficou, resistiu. O resto é também o que está entre o corpo e ‘a presença do outro no corpo’, uma fuga permanente para coisas que ainda não são, que podem ser. É nisso que penso: em como dar a ver o que não está lá. Como trabalhar com uma matéria tão volátil como o vazio. Como apresentar o ‘entre’ das coisas. E, pior ainda, como representá-lo?.”

 Este Corpo que Me Ocupa estreou em outubro de 1997 no Teatro Chão de Oliva, em Sintra, Portugal. O trabalho que será apresentado em Florianópolis é uma re-posição, incluída na agenda do Atelier Real, em Lisboa, em novembro do ano passado.

 Ficha Técnica “Este Corpo que Me Ocupa”

Performance: João Fiadeiro

Concepção: João Fiadeiro e Paula Caspão

Textos: Paula Caspão com João Fiadeiro

Assistência de ensaio e dramatúrgica: Carolina Campos e Daniel Pizagmilio

 SERVIÇO

Projeto Tubo de Ensaio

 Espetáculo Este Corpo que Me Ocupa

De/com João Fiadeiro

Textos de Paula Caspão

21 de agosto, 20h

Sala Espaço 2 Ceart/Udesc

Gratuito

 Apoio institucional:

Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.