Rastros e restos na dança de Fiadeiro

A convite do projeto contemplado pelo Rumos Itaú Cultural, intérprete e coreógrafo que vive em Portugal apresenta espetáculo em Florianópolis.

Este Corpo que Me Ocupa 1 Foto Patrícia Almeida Divulgação - Copia

Tubo de Ensaio – Composição, projeto contemplado pelo Rumos 2013-2014, principal programa do Itaú Cultural, promove nesta sexta, dia 21, às 20h, no Espaço 2, do Ceart (Centro de Artes) da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), o espetáculo Este Corpo que Me Ocupa do intérprete e coreógrafo João Fiadeiro. Ele pertence à geração de coreógrafos que surgiram no fim da década de 1980. Seguidor do movimento pós-moderno americano, bem como a Nouvelle Danse dos franceses e belgas, deu origem à Nova Dança Portuguesa. Parte da sua educação e formação ocorreu entre Lisboa, Nova York e Berlim. Integrou a Companhia de Dança de Lisboa (1986-1988) e o Ballet Gulbenkian (1989-1990). Em 1990, fundou a Companhia RE.AL que apoiou a criação de seus próprios trabalhos, apresentados em diferentes países da Europa, nos EUA, Canadá, Austrália e América do Sul.

Em 2008, Fiadeiro interrompeu a atividade de coreógrafo e autor para desenvolver projetos nos quais o processo – opondo-se ao produto – aparecia como objeto central, uma mudança que condicionou o programa desenvolvido pelo Atelier Real, no qual é diretor artístico. O Tempo Real, inicialmente concebido para apoiar a escrita e a composição dramatúrgica de suas obras, transformou-se numa ferramenta e plataforma teórico-prático para entender e repensar decisão, a representação e cooperação na arte e na vida. Essa investigação desenvolve-se em sintonia com outras disciplinas, como a economia, neurobiologia e ciências de sistemas complexos, e tem sido tema de oficinas em escolas e universidades nacionais e internacionais.

 Investigação em torno do volátil

 Este Corpo que Me Ocupa (2008-2014) fecha, de certa maneira, um ciclo iniciado há 11 anos com o trabalho I am Sitting…, período em que João Fiadeiro se dedicou a múltiplas interfaces, como projetos de criação, ateliê de investigação, workshops de formação, e da plataforma prática-teórica que a Composição em Tempo Real proporcionava – experimentar e sistematizar novos modos de colaboração, composição e criação artística. Assim, o trabalho posiciona-se enquanto peça-tese, na qual Fiadeiro, em colaboração com Paula Caspão, tenta sintetizar na equação mais simples possível, aquilo que o inquieta enquanto artista e investigador.

  “Se tivesse que reduzir, numa só palavra, o meu ‘modo de operação’, aquilo que me move e me define enquanto artista, diria que funciono e trabalho com o resto”, explica Fiadeiro. O resto, segundo ele, é aquilo que fica, que foi esquecido. “O resto é o que cria vazio. E é a prova da ausência de uma presença. Ou, melhor ainda, é a presença de uma ausência. É no resto que vamos encontrar os rastros para iniciar a impossível tarefa de re-construir o mundo, uma e outra vez. Atrai-me a ideia de saber que algo esteve antes de mim e que o que ficou, resistiu. O resto é também o que está entre o corpo e ‘a presença do outro no corpo’, uma fuga permanente para coisas que ainda não são, que podem ser. É nisso que penso: em como dar a ver o que não está lá. Como trabalhar com uma matéria tão volátil como o vazio. Como apresentar o ‘entre’ das coisas. E, pior ainda, como representá-lo?.”

 Este Corpo que Me Ocupa estreou em outubro de 1997 no Teatro Chão de Oliva, em Sintra, Portugal. O trabalho que será apresentado em Florianópolis é uma re-posição, incluída na agenda do Atelier Real, em Lisboa, em novembro do ano passado.

 Ficha Técnica “Este Corpo que Me Ocupa”

Performance: João Fiadeiro

Concepção: João Fiadeiro e Paula Caspão

Textos: Paula Caspão com João Fiadeiro

Assistência de ensaio e dramatúrgica: Carolina Campos e Daniel Pizagmilio

 SERVIÇO

Projeto Tubo de Ensaio

 Espetáculo Este Corpo que Me Ocupa

De/com João Fiadeiro

Textos de Paula Caspão

21 de agosto, 20h

Sala Espaço 2 Ceart/Udesc

Gratuito

 Apoio institucional:

Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.