Por, Christopher Fustes Marin
Chapecó, Santa Catarina, 26 de junho de 2022 – A União Nacional LGBT de Chapecó inagurou domingo a quinta parada de luta LGBTQIA+ da região oeste de Santa Catarina. Com início planejado para as 15h na praça Coronel Bertaso, na frente da Catedral Santo Antônio, a programação seguiu até as 18h com apresentações artísticas, atos políticos, passeata e finalização na frente da Cubo Multicultural, onde acontecerá uma festa em comemoração ao evento.
Após dois anos sem novas edições da parada, em respeito ao isolamento social contra o coronavírus, a edição contou com seis mil pessoas presentes, evento que trouxe importantes reflexões sobre a população LGBT, sobre como a pandemia tirou tanto a sociabilidade quanto a segurança.
Segundo a presidenta da UNA LGBT, Carol Listone, a parada se faz essencial principalmente porque “estamos em um momento se retrocessos extremos, aumento da violência contra nossa população e dos crimes de ódios, estamos lutando pelo direito de sonhar e a parada tem como objetivo, esse ano, falar sobre esperança, sobre sonho, sobre vida, mas principalmente, reconectar nosso povo e as ruas de Chapecó e de Santa Catarina à democracia”, finaliza.