Quantos irão agora?

Folha

Por Dinovaldo Gilioli, para Desacato.info.

Comecei a ler o editorial, e qual foi meu espanto. No decorrer do texto, imaginava que havia me enganado de jornal. Pelo conteúdo da matéria, deveria se tratar de um informativo da Federação das Indústrias de São Paulo. Sim, a FIESP, aquela do pato, que insuflou milhares de brasileiros e brasileiras à irem às ruas defender o impeachment da presidenta afastada, Dilma Rousseff.

-— O quê? Eu não estou enganado? O jornal não é patronal? É a Folha de São Paulo? A FSP, que alardeou o processo de impeachment que está prestes a ser confirmado no Senado?

Não é possível, o conteúdo do editorial de 18 de julho não é da Folha! Deve estar havendo mesmo algum engano. Custo muito a acreditar, o slogan que a FSP estampa na capa todos os dias é patriota: “um jornal a serviço do Brasil”.

-— Mas, afinal, o que diz o editorial?

Nada demais, eu é que sou exagerado mesmo! A Folha, um jornal declaradamente imparcial, apenas registra apoio as reformas pretendidas pelo governo Michel Temer. Sim, governo! O referido editorial aboliu o uso do adjetivo interino ou provisório.

-— Que reformas são essas?

-— Chega de enrolação, fala logo!

Calma, nada demais! Michel, como é conhecido na intimidade, quer apenas flexibilizar a CLT. Leia-se: diminuição ou retirada de direitos! Michel, quer apenas modificar as regras da previdência. Leia-se: mais tempo de trabalho, mais tempo de contribuição, menos aposentadoria! Michel, quer apenas aumentar a terceirização, inclusive estendendo para as áreas fins das empresas. Leia-se: menos salário e benefícios, menos saúde e mais riscos no trabalho! Além disto, tem o pré-sal que querem entregar, têm as estatais que querem entregar… 

Coisa pouca e boba, eu é que sou realmente exagerado! Certamente, conforme slogan do jornal  Folha de São Paulo, tudo isto está sendo feito “a serviço do Brasil”.

Uma pergunta não quer calar: quantos daqueles defensores e defensoras da pátria que foram às ruas pedir o afastamento de Dilma, irão agora?

Dinovaldo Gilioli é escritor

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.