Redação
O JTT – A Manhã Com Dignidade entrevistou nessa terça-feira, 29, a professora e youtuber Carlinda Gabriel, sobre a atual situação dos professores ACT’s (Admissão de professores em Caráter Temporário).
O processo seletivo de Admissão de professores em Caráter Temporário para 2022 em Santa Catarina teve 75.995 mil inscritos, para um total de 36 mil vagas ocupadas, isso evidencia o alto desemprego de professores, a dificuldade de conseguir uma vaga e a necessidade de concursos para contratação de professores/as efetivos.
As dificuldades enfrentadas pelos professores temporários não se encerra ao conseguir uma vaga. Muitos acumulam uma carga horária alta de horas/aula e/ou precisam pegar horas picadas em diferentes escolas, algumas vezes longe uma da outra e do seu local de moradia; não recebem orientação ao iniciar seu trabalho numa escola; não tem direito à afastamento médico; à férias ao final do ano letivo, pois ficam desempregados e precisam mais uma vez passar por processo seletivo para garantir trabalho para o próximo ano, entre outras dificuldades. Essa dura realidade adoce muitos professores.
Carlinda Gabriel, é uma das muitas professoras que enfrenta o desafio de ser professora, em caráter temporário, de escola pública no Brasil. Criou recentemente um canal no youtube, ocupando um outro espaço para o debate e difusão de ideias. Seu canal busca resgatar a cultura da região oeste de Santa Catarina. Tem como objetivo para o futuro, com o crescimento do canal, criar uma cooperativa para auxiliar mulheres agricultoras que não possuem renda e levar a produção da região oeste de Santa Catarina para o Brasil.
Conheça e se inscreva no canal da Carlinda: https://www.youtube.com/channel/UCQQ5XYSbm8NUTf_uRhqWU0g
Para assistir a entrevista completa veja o vídeo abaixo: