Protesto do Passe Livre fecha túnel que dá acesso à Via Expressa Sul

tarifa1

Texto e fotos de Marcela Cornelli, para Desacato.info.

Estudantes participaram hoje (25 de junho) do segundo protesto chamado pelo Movimento Passe Livre em Florianópolis. A concentração do ato foi às 16 horas em frente à Catedral no Centro da cidade. De lá os estudantes saíram em passeata até a Prefeitura Municipal, seguindo até o Ticen (Terminal do Centro). Do Ticen a passeata seguiu pela Avenida Gustavo Richard, nas imediações do Centrosul, rumo ao túnel que dá acesso à Via Expressa Sul, fechando o túnel – um dos principais pontos do trânsito que liga o Sul da Ilha ao Centro da cidade. Desta vez sem gritos de “sem partido” demais estudantes vindos de outras partes da cidade engrossaram a passeata, unificando a luta em torno da tarifa zero.

Do túnel os estudantes foram em direção à Trindade, bairro próximo à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e seguiram até o Titri (Terminal da Trindade), encerrando a passeata.

Após uma reunião sem acordo com a Prefeitura para reduzir a tarifa, a Frente de Luta pelo Transporte, da qual o MPL faz parte, declarou que não sairá das ruas. O MPL promete um ato maior na quinta-feira, dia 27/6, às 18 horas, no Ticen. Entidades sindicais e de movimentos sociais devem engrossar o Ato de quinta e ampliar a pauta por mais saúde e educação públicas para todos.

O fato mais importante é que o MPL, com apoio dos movimentos sindical e social, deu um tom organizado e politizado para as manifestações de rua em Florianópolis nos últimos dias. Que  esta luta unificada cresça cada vez mais rumo à sociedade que queremos.

[nggallery id=57]

[nggallery id=58]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.