Projeto de Lei institui 31 de outubro como Dia do Saci e seus Amigos em Florianópolis

    Está na pauta da sessão desta segunda-feira, 14, da Câmara Municipal, o Projeto de Lei 16.444/15, que institui o dia 31 de outubro como o “Dia do Saci e seus Amigos”, o qual, se aprovado, passa a integrar o Calendário Oficial de Datas e Eventos da Prefeitura de Florianópolis. O projeto tem pareceres favoráveis nas Comissões. A sessão inicia às 16 horas, e o projeto, o décimo segundo na Ordem do Dia, deve ser apreciado a partir das 17 horas.

    São objetivos desta data, através da figura do Saci, disseminar os mitos brasileiros da nossa cultura, promover atividades artísticas e de lazer em escolas, bibliotecas, casas de cultura, praças e parques e incentivar a leitura de obras comprometidas com os valores e raízes do folclore e da cultura popular.

    A Sosaci (Sociedade dos Observadores de Saci), de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, em São Paulo, vem, juntamente com outras organizações da sociedade civil, lutando pela valorização da cultura brasileira, e estabeleceu o dia 31 de outubro como o “Dia do SACI” em contraponto à festa do Halloween, que tem raízes irlandesas e virou dia de frenéticas compras nos EUA e também no Brasil.

    Buscamos valorizar a cultura brasileira no que tange à tradição oral, à cultura popular e infantil, aos mitos e às lendas brasileiras, transformando-se o Saci, figura ilustre do folclore popular, e seus amigos, em símbolo da síntese de etnias que são a base da nação brasileira: o índio, o negro e o branco.

    Em Florianópolis, o Dia do Saci e seus Amigos, como o Caipora, o Boitatá, o Curupira e também as bruxas da Ilha, mas aquelas imortalizadas pelo pesquisador, folclorista e escritor de Florianópolis Franklin Cascaes, há anos é celebrado no Centro de Florianópolis, por iniciativa da revista Pobres & Nojentas e de entidades do movimento social e sindical e, na edição de 2014, foi feito Abaixo-Assinado entregue a este mandato reivindicando a instituição desta data comemorativa em Florianópolis.

    Ressaltamos que a instituição desta data comemorativa já ocorreu nos seguintes municípios brasileiros: São Luiz do Paraitinga (SP), São Paulo (SP), Vitória (ES), São José do Rio Preto (SP), Uberaba (MG), Fortaleza (CE), Guaratinguetá (SP), Embu das Artes (SP), Postos de Caldas (MG), Independência (CE) e, também, no Estado de São Paulo.
    Veja no vídeo a fala do vereador Lino Peres sobre o projeto:

    Fonte: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=750447431727017&id=447396448698785&notif_t=notify_me_page

    1 COMENTÁRIO

    1. Acho que antes deveriam ter lido as histórias dessas personagens. Saci nunca foi protetor de ninguém. É uma figura nefasta que, segundo a lenda, vive infernizando a vida dos fazendeiros, aprontando maldades com os animais. Bruxa? Olhem no dicionário, por favor! Bruxa vem de “bruxare”, que significa ranger os dentes. É uma alusão a pessoas que fazem pacto com o diabo e só querem o mal das pessoas. É isso que invocamos para “proteger” Florianópolis?
      Tenham dó!!! Falta assunto pra legislar? Porque não consultam o povo que os elegeu antes de tomar uma iniciativa esdrúxula como esta? Deus tenha misericórdia de quem anda convocando demônios para cobrir nossa cidade! Da minha parte vou continuar repreendendo todas estas entidades, em nome do Senhor Jesus, o qual eu até acredito que vcs também amem. Mas, se fazem isso é porque absolutamente não sabem nada sobre ele também!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.