Projeto do deputado estadual Dirceu Dresch assegura atendimento de saúde bucal nas UPAs
Garantir que todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) disponham de atendimento de saúde bocal de emergência é o objetivo do Projeto de Lei 203/2018, apresentado pelo deputado estadual Dirceu Dresch (PT). Se aprovado, todas as unidades de atendimento deverão ter cirurgião dentista integrado ao corpo clínico.
Redação
A proposta tem o apoio do Sindicato dos Odontologistas no Estado de Santa Catarina (SOES). O presidente da entidade, odontólogo Sylvio da Costa Júnior, e o presidente União Florianopolitana das Associações de Moradores – UFECO, participaram do ato de protocolo do projeto, que já está em tramitação e aguarda a designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
“É um projeto que fortalece o SUS e garante o atendimento de emergência integral, ou seja, de todas as emergências, incluindo o atendimento odontológico. Como não é uma exigência hoje, poucos municípios dispõem de cirurgião dentista nas UPAs. De sexta-feira à noite até domingo, se a pessoa tiver dor de dente ou sofrer um trauma na boca vai ter que esperar até segunda-feira. Nem quem tem dinheiro para pagar um atendimento particular consegue ser atendido. Não há a quem recorrer em caso de emergência”, argumenta Dresch.
O presidente do SOES aponta que a obrigatoriedade do atendimento de urgência bucal não tem impacto financeiro significativo, já que as prefeitura já disponibilizam profissional dentista na rede de atendimento. Em muitos casos, o maior investimento será equipar a UPA com uma cadeira odontológica. “É uma medida de baixo custo, mas de grande efetividade na garantia da saúde bucal da população, que é o terceiro maior motivo de consultas nas unidades de saúde.”