Hoje, sábado, 18/09, às 15h, a programação segue com uma roda de conversa com os profissionais Bárbara Biscaro, de Florianópolis e Gilson Máximo, de Lages, abordando suas experiências com as redes que foram tecendo durante as suas trajetórias, formadas por grupos de pessoas que trocam conhecimentos, serviços e afetos com vários pontos de conexão.
Toda a programação será transmitida pelo Canal do Youtube do Tejo Espaço Cultural, de Joaçaba, marcando uma característica muito importante do projeto: o intercâmbio entre artistas e comunidade de diferentes municípios do oeste catarinense, fortalecendo o cenário regional e evidenciando o trabalho artístico no oeste.
Para Fernanda Zamoner, gestora do Tejo Espaço Cultural, receber o Afora é uma continuidade com as intenções do espaço cultural. “O Afora nasceu de um encontro que tivemos aqui com o Festival Rosa dos Ventos, que já tinha essa ideia de troca, essa proposta de ligar grupos e fazer intercâmbios em regiões diferentes do Estado. Então surgiu essa ideia em fazermos essa troca também entre os espaços independentes, que resistem sozinhos. É muito interessante receber outros espetáculos, isso nos fortalece artisticamente, mas também no sentido de produção, de apoio aos aparelhos culturais. Mais do que tudo, nesse momento em que vivemos, com quase dois anos em isolamento, sem produzir, encontrar outras pessoas, sair para apresentar nossos trabalhos, essas são as oportunidades que nós temos de nos fortalecer afetivamente também no trabalho do outro, com o trabalho do outro”, explica.
Programe-se
Videodança Luzir – Experimental de Dança de Pinhalzinho
Transmissão Aberta pelo Canal: Youtube do Tejo Espaço Cultural
https://www.youtube.com/watch?v=y1WEyWaoynY
Classificação indicativa: Livre
Resumo: “LUZIR” foi concebido dentro da filosofia do Xamanismo, um caminho espiritual baseado nas energias do Universo. Num ciclo fictício do entardecer até o amanhecer, quatro bailarinos representam a jornada espiritual de forma individual e coletiva, caracterizando uma tribo ancestral e sua conexão profunda com a natureza e os quatro elementos: terra, água, ar e fogo.
17/09 – sexta-feira – 21h
Diálogos da Cena com Jessé Cruz (Joinville)
Transmissão Aberta pelo Canal: Youtube do Tejo Espaço Cultural
https://www.youtube.com/watch?v=ASMSArqiP08
Classificação indicativa: Livre
Resumo: Diálogos de Cena sobre dança e sua interligação com o teatro. Existe uma fronteira? Até onde é dança e a partir de quando é teatro? As mudanças impostas pela pandemia. E quando a dança vira filme? Que corpo é esse que precisa de adaptar a câmera para re-existir?
18/09 – Sábado – 15h
Roda de Conversa sobre Redes com Bárbara Biscaro (Florianópolis) e Gilson Máximo (Lages)
Classificação indicativa: Livre
Plataforma: Youtube do Tejo Espaço Cultural
https://www.youtube.com/watch?v=EF5g3A1tVlU
Classificação indicativa: Livre
Resumo: Roda de Conversa sobre redes colaborativas com Bárbara Biscaro (Florianópolis) e Gilson Máximo (Lages) trazendo suas experiências com as redes que foram tecendo durante as suas trajetórias. Essas redes são formadas por grupos de pessoas que trocam conhecimentos, serviços e afetos com vários pontos de conexão. Como bem traduz Francine Segawa “São, por si só, uma resposta à busca por novas configurações de força e poder, e vêm se mostrando capazes de transformar processos de produção, a cultura e a experiência de existir na coletividade ao valorizar o diálogo, a articulação, a interdependência, a cooperação e a solidariedade como processos sociais, econômicos e políticos fundamentais na construção do comum”. Vamos tecer mais uma rede juntes?
—