Princesa da Serra Sofre com Catástrofe

Nesta semana uma forte chuva de granizo devastou aproximadamente 60% da cidade de Lages localizada na Serra Catarinense.

1

Por Ana Coan

A chuva começou na segunda-feira (13/10) por volta das 15h30 e só no primeiro dia a prefeitura, num levantamento preliminar, efetuou 5 mil cadastros até as 18h de pessoas que sofreram algum dano em suas propriedades.

Entrevistamos a moradora da cidade Grazielle Coelho Baccin que contou um pouco mais da situação de quem está vivenciando isso desde o primeiro dia.

Grazielle disse: “Presenciei cenas terríveis! Nós que tivemos casas alagadas, prejuízos com telhados, carros quebrados, desespero sem fim em um dia, temos que agradecer, por temos ainda condições de uma forma ou de outra pra reconstruir! Depois de ajudar minha família eu fiz hoje trabalho para a prefeitura de cadastramento de casas para receber doações de telhas, vidros, colchões, etc.. e vi o terror em apenas um bairro de Lages, que não foi o mais atingido!”

Ela afirma que a situação de Lages lembra cenas de guerra: “Miséria total, destruição, cena de guerra. Casas com muitas crianças, com tudo perdido… sem móveis, sem comida, sem lugar pra dormir, crianças dormindo em canoas e ainda com possibilidade de acontecer tudo de novo por ter o teto ainda aberto.”.

A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Lages estão unidos em uma força tarefa ajudando os desabrigados e distribuindo materiais como lonas e encaminhando os mais afetados para abrigos. Grazielle afirma que “tem muita gente ajudando, a prefeitura está fazendo um trabalho muito ágil e está tendo muitas doações, mas, qualquer ajuda é muito bem vinda nessas horas.”.

Quem puder ajudar de alguma forma Hoje (18/10) e amanhã (19/10) a Secretária de Assistência Social que esta localizada no centro atrás do Mercado Público estará de prontidão para receber doações e distribuir.

Eu particularmente, que fui criada em Lages, e toda a equipe do Desacato se sensibiliza e se solidariza com a situação dos moradores e disponibiliza o Portal Desacato, A Mídia dos Trabalhadores, para auxiliar no que puder o povo lageano.

E como diriam os lageanos “Mazá home do céu, não tá morto quem peleia.”.

Força a todos!

Foto: Sandro Scheuermann

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.