Por TeleSUR.
“Assim nascem os projetos políticos: votando”. Os compromissos eleitorais são mandatos da cidadania”, destacou Mas durante um discurso oferecido trás a assinatura.
O presidente da Catalunha, o nacionalista Artur Mas, convocou oficialmente este sábado a consulta sobre a independência desta região da Espanha para 9 de novembro, referendo ao qual se opõe o governo espanhol.
O ato foi na sede do governo espanhol em Barcelona, cercado pelos membros do seu executivo e representantes de outros partidos nacionalistas.
“Tem sido necessárias grandes mobilizações cidadãs para chegar até aqui”, acrescentou.
Mas assinou o decreto de convocatória deste referendo não vinculante que Madri recorrerá na segunda-feira ante o Tribunal Constitucional para impedir sua celebração.
Depois da aprovação da Lei de Consultas Populares por Referendo apresentada por Catalunha e aprovada no passado 19 de setembro muitos são os interrogantes sobre o destino político desta comunidade que aspira à sua independência do Estado espanhol.
A referida lei tem a capacidade de convocar consultas, embora não sejam vinculantes. A convocatória será legal mas, se Rajoy interpõe um recurso de amparo ante o Tribunal Constitucional e este o aceita, a Lei ficaria suspensa e por conseguinte a convocatória de 9 de novembro de forma automática.
Uma entrevista revelou que mais de 80% dos catalães votaria pelo Sim à independência.
Tradução ao português: https://www.facebook.com/amlapav.idiomas