Pré-estreia do documentário “Para não esquecer a guerra”, nesta quinta-feira, no CIC

O doc faz parte da mostra “Terra, fé e liberdade”, com mais três produções longa metragem da Plural Filmes, realizadas nos sertões de Santa Catarina: Terra Cabocla, A Maravilha do Século e Lua em Sagitário – programação de 5a a domingo é gratuita.

No dia 30 de junho, às 18h30 e 20h, ocorre a pré-estreia do documentário “Para não esquecer a guerra” na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC). As sessões contam com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e têm entrada gratuita. Elenco e equipe do filme estarão presentes na ocasião.

Baseado na peça teatral “Nas trincheiras da guerra, a fé é a arma!” o documentário é uma realização coletiva envolvendo Plural Filmes, Associação Cultural Coração do Contestado e Escola de Educação Básica 30 de Outubro, onde estudam os alunos que participam da produção. A escola localizada na zona rural de Santa Catarina, em um assentamento da reforma agrária, reuniu estudantes e professores para trabalhar com o tema da Guerra do Contestado transformando o texto criado pelos alunos em peça teatral, usando a arte em suas múltiplas formas – encenação, dança, poesia e música – para rememorar uma guerra que aconteceu em seu território.

A peça foi apresentada em 2017, primeiramente na própria escola, depois em ginásios e pavilhões, durante a Semana do Contestado, que todos os anos no mês de outubro mobiliza o município de Lebon Régis e cidades vizinhas, na região do Meio Oeste catarinense. Mas foi no ano de 2019 que “Nas trincheiras da guerra, a fé é arma!” chegou até a Igreja Matriz do município, com uma encenação marcante, reunindo um público diverso. Essa apresentação chamou a atenção da Plural Filmes, realizadora audiovisual independente de Florianópolis, que tem na questão agrária e, consequentemente, na Guerra do Contestado, um tema recorrente em suas produções.

A filmagem do documentário foi feita em dezembro de 2021, depois de um trabalho de pesquisa de locação, envolvendo a Associação Cultural Coração do Contestado, grupo que deu o pontapé inicial na mobilização de professores e direção da escola em torno da temática do Contestado.

Sinopse

Alunos de uma escola rural situada em território onde aconteceu a Guerra do Contestado, criam e apresentam uma peça de teatro dentro de uma igreja de madeira, típica do período do conflito, quando 11 igrejas que serviam de refúgio para mulheres e crianças, foram queimadas pelo Exército e por aqueles que se diziam donos das terras.

Equipe técnica:

Realização coletiva Associação Cultural Coração do Contestado (coordenador de projetos Carlos Nedi Veiga da Silva), Escola de Educação Básica 30 de outubro (pedagoga Hellen Heine Carlin Barreto), Plural Filmes (Glauco Broering, Helio Levcovitz, Ju Baratieri, Kike Kreuger, Laila di Pietro, Leandro Cordeiro, Marcia Paraiso, Maria Paraiso, Nara Hailer e Ralf Tambke.

Serviço:

O quê: Pré-estreia do documentário Para não esquecer a guerra”

Quando: 30/06/2022, às 18h30 e às 20h

Onde: Sala de Cinema Gilberto Gerlach – Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)

Av.Gov.Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita

Sobre a mostra:

Terra, fé e liberdade

Mostra de filmes produzidos nos sertões de Santa Catarina

Cinema além do litoral

De 5a a domingo a Sala de Cinema Gilberto Gerlac – CIC recebe programação de 4 filmes, sendo 1 inédito, todos produzidos pela Plural Filmes. O que une os 4 filmes é a temática recorrente da abordagem sobre a questão agrária, em cada produção de forma peculiar, mas com a presença marcante da Guerra do Contestado, seja pelo olhar das crianças no inédito “Para não esquecer a guerra”, seja no mergulho sobre o tema com “Terra Cabocla”, seja pela fé em Giovani Maria de Agostini, o monge São João Maria, que une Santa Catarina ao Peru e Estados Unidos da América. No domingo, o longa-metragem de ficção Lua em Sagitário fala de amor, rock e liberdade, mas sem deixar de fora a questão da luta de terras e os distintos preconceitos sobre o tema, em uma linguagem voltada para o público juvenil.

Serviço

O que: Pré estreia em Florianópolis de filme documentário “Para não esquecer a guerra” e exibição de outros 3 filmes de longa-metragem produzidos pela produtora Plural Filmes, Terra Cabocla, A Maravilha do Século e Lua em Sagitário – programação de 5a a domingo.

Quando: de 30 de junho a 3 de julho de 2022

Onde: Cinema do Centro Integrado de Cultura – CIC

Endereço: Av.Gov.Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis

Hora: quinta-feira, duas sessões – 18:30 e 20:00, de sexta a domingo sessões as 20:00

Classificação indicativa: livre (quinta-feira e sábado) – 12 anos (sexta-feira e domingo)

Apoio: MIS SC – Prefeitura Municipal de Lebon Régis – Sintrajusc – Bijajica Eco Gastronomia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.