Por Sandra Alves com Augusto Correia.
O incêndio que lavra em Pedrógão Grande em quatro frentes causou pelo menos 62 mortos, todos civis. Há ainda 54 feridos, cinco dos quais em estado grave.
O secretário de Estado da da Administração Interna Jorge Gomes atualizou, às 13 horas deste domingo, o número de vítimas mortais no incêndio de Pedrógão Grande elevando o balanço para 62 mortos, todos civis. Entre as vítimas mortais estão quatro crianças.
Às 12 horas, o secretário de Estado tinha anunciado 58 vítimas mortais. Duas horas antes, Jorge Gomes, com a voz embargada, explicara que 47 das vítimas “foram encontradas na estrada 236-1, que faz ligação com o IC8: 30 mortos nas viaturas e 17 fora dos carros ou na margem da estrada”. Os outros 11 mortos foram localizados “em zona rural”.
“O inferno que mostravam quando era pequeno na catequese, vi-o aqui, neste incêndio”, desabafou o presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, sustentando que o fogo causou pelo menos 150 desalojados.
—
Fonte: JN.
Sou bombeiro no Brasil, e fico triste em ver as notícias sobre essa grande tragédia. Nós aprendemos muito com os bombeiros Portugueses e sabemos como os profissionais se empenham e o quanto se arriscam especialmente quando a vida humana está em risco.Acredito que as críticas são importantes e pessoas e entidades devem ser cobradas e se necessário, responsabilizadas, para que sejam evitadas outras tragédias no futuro e que a questão da segurança publica seja levada a sério . Mas no momento, acredito que devemos pensar nas pessoas e familiares que perderam entes queridos e seus bens materiais ou que estão feridos , no corpo e psicologicamente também com este trauma imenso. Ajudar a minimizar o sofrimento agora é o mais importante. Vamos trabalhar para extinguir os incêndios, para promover doações , de bens e talvez sangue, acomodação e o apoio psicológico. O povo português é um povo fantástico, acolhedor e altruísta e vencedor, acredito nisso e quero me juntar a vocês nesse momento de dor, desejando que possamos , juntos superar as dificuldades com coragem e amor, qualidades desse povo maravilhoso. E aprender com as falhas para evitar futuras tragédias. Portugal já venceu outras tragédias, irá vencer mais essa.