Por quem chora?

Foto: Bruninho NG
Foto: Bruninho NG

Por Dinovaldo Gilioli, para Desacato.info.

No recente capítulo da novela, O galope, foi protagonizada uma das cenas mais sensíveis da dramaturgia brasileira. Uma experiente atriz em um momento de profunda emoção, encharca-se de lágrimas. Tamanho gesto jamais tinha sido registrado por via televisiva. A cena, por sua sinceridade, contagiou milhões de espectadores que estavam grudados na telinha.

O Instituto de Pesquisa da Emoção – IPE, durante a apresentação do último capítulo de O galope, fez uma pesquisa e constatou que 99% dos que assistiam a novela choraram junto com a famosa atriz. O IPE afirmou que jamais se alcançou índice tão acentuado de medida emocional. Segundo o Instituto, trata-se de um fenômeno inédito em nível mundial.

Metáforas à parte, o que foram aquelas lágrimas secas durante o julgamento do impeachment no Senado? Janaína Paschoal encenou um dos momentos mais patéticos e, ao mesmo tempo, mais cruéis do golpe anunciado. ´Emocionada e chorosa` disse: “eu peço que ela um dia entenda, que eu fiz isto também pensando nos netos dela”. Janaína acusa Dilma Rousseff, e descaradamente insinua que o faz para resolver o futuro dos netos da presidenta.

Alguns acham que isso é peso na consciência. Outros, mais ingênuos, acham que ela se arrependeu. Que nada, é cinismo à flor da pele! Aliás, cinismo e hipocrisia desfilaram livremente no palco da farsa golpista. Isto sim, uma verdadeira novela global, cujos capítulos reais não serão nada românticos e muito TEMERosos.

Chego à conclusão que o choro contido de Janaína faz sentido. Chora Janaína, pela ameaça aos direitos trabalhistas. Chora Janaína, pelo patrimônio público e riquezas do Brasil na berlinda.  Chora Janaína, pela ganância dos ricos que querem acumular ainda mais. Chora Janaína, pela pátria amada-idolatrada pelos especuladores. Chora Janaína, pela tomada de poder pelos políticos mais retrógrados e corruptos deste país.

Dinovaldo Gilioli é escritor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.