Por que a Síria é importante para os mercados de petróleo

siria_oil

Como um ataque militar dos EUA contra a Síria cresce cada vez mais provável, os preços do petróleo têm subido lentamente.

A própria Síria produz muito pouco óleo. Mas seus vizinhos produzem uma grande quantidade do mesmo. O temor é que esses países vizinhos poderiam ser arrastados para o conflito, com a produção e transporte de petróleo podendo ser interrompida.

A possibilidade de esses estdos vizinhos serem ser envolvido na guerra é remota, razão pela qual os preços do petróleo nos Estados Unidos subiram apenas US $ 5 por barril após a notícia de um ataque de arma aparente química. Chame-lhe o prêmio de risco da Síria.

Mas uma guerra mais ampla não está fora de questão. O Irã é uma das principais fontes do governo sírio de armas, enquanto a Arábia Saudita (junto com Qatar) está armando os rebeldes. Muitos analistas vêem o conflito sírio como uma guerra por procuração entre os dois países .

A Rússia está também fortemente envolvida, e deve ter conselheiros (militares) no chão, na Síria. Enquanto ninguém está à espera que a violência se espalhoe para a própria Rússia, o país tem sido conhecido por usar seus recursos energéticos maciços ( 10,4 milhões de barris de produção de petróleo por dia em 2012) como uma arma geopolítica, cortando as exportações para os adversários no passado.

Além da produção de petróleo, a Síria também fica perto de alguns pontos de trânsito de importação de petróleo. O Estreito de Ormuz – uma milha de largura 21 de passagem entre o Irã ea Península Arábica – transporta 17 milhões de barris de petróleo por dia.

O Canal de Suez e gasoduto Sumed – através do qual 3,8 milhões de barris de derivados de petróleo ou óleo passam cada dia – fica ao sul da Síria, no Egito, enquanto a cidade turca de Ceyhan está apenas sobre a fronteira para o norte. Ceyhan é o terminal de oleodutos que transportam petróleo de lugares tão distantes como a Ásia Central.

A própria Síria, provavelmente, não teria como alvo qualquer destas rotas de trânsito, mas alguns temem que outras nações ou grupos possam tentar interromper -los em retaliação por qualquer ataque dos EUA.

Enquanto a Síria conquistou a maioria das manchetes que tratam dos preços do petróleo nos últimos tempos , há outras rupturas de abastecimento reais em outros lugares, que também estão agindo para manter os preços elevados do petróleo.

Why Syria matters to oil markets
CNNMoney

Fonte: ONIP

1 COMENTÁRIO

  1. As posições do presidente ASSAD sempre foram muito incisivas com relação a ocupação do estado judeu as fontes d’aguas, nascentes nas colinas de Golan.isso, virou uma obsessão
    nacional.ainda, o partido BAATH de cunho socialista e a religião Alauita da qual Assad é um seguidor fanático, dividido à síria com os SUNITAS e criando uma situação de guerra civil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.