Cerca de 300 pessoas participaram da Caminhada em Defesa de Canasvieiras nesta terça-feira (19.1) exigindo ações do poder público para acabar com a poluição não apenas em Canasvieiras, mas em todo o Norte da Ilha, toda a cidade de Florianópolis e todo o litoral catarinense. Uma jovem até exibiu um cartaz pedindo “Salve as praias do Brasil”, o que mostra a extensão do problema. Uma nova manifestação está marcada para o dia 31.1, um domingo. (GALERIA DE FOTOS AO FINAL DA REPORTAGEM)
A maioria dos presentes mora ou veraneia em Canasvieiras. Mas havia representantes de entidades comunitárias de bairros como Ratones, Jurerê Tradicional e Internacional, Daniela, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, que têm se reunido e tomado atitudes com relação à questão do esgoto. “Todas as comunidades juntas, todas as comunidades juntas”, entoavam os manifestantes.
O carro de som tocava o hino de Florianópolis, “O Racho de Amor à Ilha”, composto porCláudio Alvim Barbosa (Zininho). No microfone, o representante da União Florianopolitana de Entidades Comunitárias (Ufeco) no Conselho Municipal de Saneamento, João Manuel do Nascimento, passava informações e pedia que mais pessoas se juntassem ao protesto. Muitas aplaudiam das varandas de seus apartamentos e das calçadas. Uma das líderes do movimento ainda chamava, em espanhol, “Vengan, hermanos. Na playa también es de ustedes”.
A administradora Luciana Meurer mora em Canasvieiras e foi à demonstração acompanhada do filho pequeno. “Nós temos uma rede de futevôlei do lado do rio do Bráz. No domingo, fomos lá e não conseguimos nem ficar sentados na areia por causa do cheiro”, conta.
O organizador da Caminhada em Defesa da Praia de Canasvieiras, Eduardo Sardá Cascata, que também é empresário em Canasvieiras, comemorou o comparecimento da população. “Por ser dia de semana, muitas pessoas não puderam vir. Mas o evento superou as nossas expectativas. O povo está cansado. E as praias são o ganha-pão de muita gente em Floripa”, comenta.
A Polícia Militar acompanhou toda a passeata, ajudando a controlar o trânsito.
Comunidades se reúnem com MPSC
Os líderes da manifestação são os mesmos que estão à frente de um movimento pela melhora do saneamento básico na cidade. Nesta segunda-feira (18.1), cerca de 15 deles se reuniram com os promotores de justiça Paulo Antônio Locatelli e Mário Waltrick do Amarante, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), para pedir providências com relação ao escândalo da poluição na Ilha.
Um documento foi entregue aos promotores, com informações sobre o caso e solicitações de ações, principalmente para “uma investigação profunda e a punição exemplar”. O texto começa dizendo que “o histórico problema do sistema de esgotamento sanitário chegou a mais um capítulo trágico, porém absolutamente recorrente e previsível” e que há anos de “descaso, omissão fiscalizatória (tanto da municipalidade como também da FATMA e agência reguladora), reiterados vazamentos (que não podem ser considerados acidentais, muito menos justificáveis), compadrio explícito entre os maiores agentes poluidores (principalmente estatais) e absoluto descumprimento de planejamento e metas estipuladas no Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico”.
Entre os principais pedidos estão que o MPSC: aja para acabar com “o despejo de efluentes (ainda que tratados) tanto no Rio do Brás como o seu desvio para a Bacia do Rio Ratones”; solicite “providências urgentes ao Poder Judiciário, considerando os fatos recentes (não inéditos), que denotam descumprimento de compromissos assumidos pelos réus nesta ação civil pública”; peça “ao Município de Florianópolis, um relatório detalhado das metas de esgotamento sanitário descritas no Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico […], que vincula as obrigações também da empresa prestadora de serviços […] e que, diante da resposta obtida, que se tomem as providências adequadas.
Confira a íntegra do documento clicando nas imagens abaixo.
FOTOS DA MANIFESTAÇÃO EM CANASVIEIRAS,
por Anita Martins e Celso Martins.
Fonte: http://daquinarede.com.br/2016/01/populacao-se-une-por-saneamento-basico/