O Dia do Jornalista está relacionado com a criação da Associação Brasileira de Imprensa, em 7 de abril de 1908. De acordo com o jornalista Octávio Costa, a figura principal deste período histórico foi Gustavo Lacerda. Ele lutou para criação do movimento sindical e foi o responsável pela criação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
Atualmente, na ABI ocorrem eleições para uma nova coordenação na organização. No JTT-Manhã Com Dignidade desta quinta-feira (07), Octávio explicou que a chapa encabeçada por ele se opõe a diretoria atual. Entre os objetivos estão: representar a luta pela democracia, a partir de ideologias de esquerda. Retomar o protagonismo político da ABI dos últimos anos e lutar contra o governo Bolsonaro. Por fim, defender a profissão.
No âmbito da categoria em si, uma das principais proposições é discutir um sistema complementar de comunicação público e comunitário através da criação de regras para admissão de verbas públicas para comunicação de forma democrática, através de uma Lei de Meios. “Jornalistas vão lutar juntos. Jornalista defende jornalista”, concluiu Octávio.
Octávio Costa fez carreira em Economia em alguns dos principais jornais e revistas brasileiros, como Jornal do Brasil, Veja, IstoÉ e Exame. Também atuou em outros setores, sempre na área de Comunicação, inclusive da Bolsa de Valores do RJ e do Superior Tribunal de Justiça.
Assista à entrevista completa abaixo: