Plataforma de Jornalistas da Venezuela rejeita censura ao diretor de “Resumen Latinoamericano”

Plataforma 1

Por René Ramos, Hoy Venezuela.

A Plataforma de Jornalistas e Comunicadores Populares da Venezuela, expressou através de um comunicado, seu repúdio à ações judiciais que adianta a Delegação de Associações Israelitas da Argentina (DAIA), em contra do jornalista Carlos Aznárez, diretor do portal “Resumen Latinoamericano”.

A DAIA iniciou um processo penal e judicial ante a promotoria pública desse país, onde acusa o comunicador por “organização e propaganda discriminatória”, devido a sua participação em uma atividade solidária com o povo palestino em agosto de 2014.

“Carlos é um jornalista dedicado à defesa dos direitos humanos, da causa palestina e por sua luta é que a comunidade israelita de Buenos Aires está lhe está julgando, um processo que além do mais tem o agravante de exigir a Carlos os arquivos que maneja Google desde o ano 2014, para instrumentalizar a acusação penal em sua contra, violando desta forma o direito do jornalista a manter sua fonte em segredo e sua privacidade como profissional”, expressou Aurelio Gil, porta-voz da plataforma.

Na sua intervenção, a jornalista Ana María Hernández salientou o delicado destas ações devido a que Google constitui uma das principais ferramentas de trabalho dos jornalistas na atualidade, “imaginem que cada um de nós tem por obrigação, por intimidação dos sionistas que entregar nossas fontes, dali a periculosidade e a denúncia que estamos formulando”.

A continuação o comunicado na íntegra:

 

A plataforma de Jornalistas e Comunicadores Populares da Venezuela expressa seu mais enérgico repúdio às ações que em contra do jornalista Carlos Aznárez, diretor do Portal “Resumen Latinoamericano”, tem empreendido em Buenos Aires a Delegação de Associações Israelitas da Argentina (DAIA).

Ao colega Aznárez pretende-se cobrar penal e judicialmente seu direito a informar e defender a justa causa do povo palestino.

Esta pancada à liberdade de expressão cobra inusitada relevância já que em aras da ação judicial contra o diretor de “Resumen Latinoamericano”, pressionou-se à Google para que entregue todos os correios do jornalista e da sua publicação desde 2014 até hoje, o qual vulnera a publicidade e o direito de todo jornalista no mundo a proteger suas fontes de informação.

A Plataforma de Jornalistas e Comunicadores da Venezuela condena este atropelo contra o colega e defensor dos direitos humanos, Carlos Aznárez e exorta aos jornalistas democratas do continente e do mundo a rechaçar a perseguição e a agressão da qual está sendo objeto por defender a luta do povo palestino.

 

Publicado originalmente: 06/11/2015

Foto: Plataforma

 Versão em Português: Raul Fitipaldi, para Desacato.info

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.