Piso salarial de Santa Catarina: uma luta para não esquecer

Redação

Nessa manhã a Agenda dos Trabalhadores abordou o tema História do piso salarial em Santa Catarina que será contada no livro “Piso salarial de Santa Catarina: uma luta para não esquecer”. Para falar sobre o tema recebemos o Ivo Castanheira, diretor da Federação dos Trabalhadores do Comércio (FECESC), coordenador sindical do DIEESE e protagonista na luta pelo piso salarial e Sérgio Homrich, jornalista e autor do livro.

Hoje apenas 5 estados no Brasil tem o piso salarial estadual, Santa Catarina é um deles, uma conquista da classe trabalhadora catarinense. Pela importância de registrar essa luta foi escrito o livro, que contou com o patrocínio de mais de 100 entidades.

Os entrevistados contam sobre o longo processo para a conquista do piso, que levou 12 anos, de muita negociação, mobilizações de rua, reivindicação na Assembleia Legislativa e um abaixo-assinado que contou com quase 46 mil assinaturas de trabalhadores do estado. Após consolidada a lei do piso foi ainda necessário reivindicar o cumprimento da lei, que sofreu oposição do patronato.

A conquista da lei do piso demonstrou que “Somente a luta e a união da classe trabalhadora pode fazer isso acontecer” disse Sérgio Homrich.

Os entrevistados comentam que a política nacional influi nos processos de negociação e como é diferente negociar em governos populares e em governos anti-povo. Essa realidade evidencia-se com as perdas, do lado dos trabalhadores, em recentes processos de negociação e no retrocesso violento dos direitos dos trabalhadores que vivenciamos de forma mais acelerada desde o golpe de 2016 até os dias de hoje. 

Assista à entrevista completa no link abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.