PF cumpre 32 mandados de prisão contra golpistas envolvidos em atos de 8 de janeiro

A corporação também realiza 46 mandados de busca e apreensão; SP e MG são os focos

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Caroline Oliveira, Brasil de Fato.

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta sexta-feira (17), a oitava fase da Operação Lesa Pátria, que investiga os responsáveis pelos atos criminosos de 8 de janeiro, quando bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

No total, a PF cumpre 32 mandados de prisão no Distrito Federal e em nove estados: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rondônia e Rio Grande do Sul. A corporação também cumpre outros 46 mandados de busca e apreensão.

São Paulo e Minas Gerais são os estados com mais mandados autorizados. No primeiro, são 13 mandados de busca e apreensão e 13 de prisão preventiva, já em Minas são 9 de busca e 8 de prisão.

As determinações autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) visam bolsonaristas que participaram efetivamente, financiaram e foram os autores intelectuais dos atos. Eles são acusados dos seguintes crimes: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição de bem especialmente protegido.

Um dia antes, nesta quinta-feira (16), o STF comunicou a conclusão da análise das prisões preventivas de todos os detidos nos dias posteriores ao 8 de janeiro. Como resultado, o ministro Alexandre de Moraes rejeitou as solicitações de liberdade para 86 mulheres e 208 homens, que tiveram condutas consideradas mais graves durante os atos criminosos.

De acordo com um levantamento feito pelo STF, 45% dos presos não estão mais detidos em regime fechado e cumprem, agora, medidas cautelares em liberdade, como bloqueio das redes sociais ou uso de tornozeleira eletrônica.

Edição: Vivian Viríssimo.

1 COMENTÁRIO

  1. Por que aqui em Nazisland(antiga Santa Catarina) ,antro do b0l$0l0idism0 , a impunidade a estes elementos segue vencendo? Fizeram, fazem e farão seus atos antidemocráticos com a cumplicidade dos poderes estabelecidos de boas??

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.