Por Maria Fernanda Garcia.
Idosos brasileiros têm enfrentado um novo obstáculo na luta pela vacinação contra a Covid-19: na hora de serem vacinados, alguns recebem apenas a picada da agulha, mas não a dose da vacina. O golpe surpreende por ser aplicado por profissionais de saúde, que deveriam zelar pelo bem-estar da população.
Um dos casos foi de uma idosa de 94 anos que recebeu uma dose de ar em vez da vacina contra a Covid-19 em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. A agulhada foi dada, mas imagens feitas pela família mostram a seringa vazia. A Prefeitura confirmou o caso.
Nas imagens gravadas no dia 12 de fevereiro, é possível ver a técnica de enfermagem tentando tirar a proteção da agulha da seringa. Foi quando o familiar da idosa, que está no banco do motorista e filmando a ação, disse que era melhor trocar. A técnica, então, dirige-se à tenda montada e pega outra seringa. Ao retornar, a seringa sem a dose da vacina é aplicada na idosa.
Após o vídeo viralizar, a Prefeitura emitiu uma nota confirmando que a seringa estava vazia e entrou em contato com a família da idosa, que retornou ao posto de vacinação no sábado (13/02) e recebeu a dose.
Outro caso ocorreu em Gôiania, com Floramy de Oliveira Jordão, de 88 anos. A filha da idosa denunciou que a mãe não recebeu a vacina contra a Covid-19 na primeira aplicação, na manhã da última quarta-feira (10/02), pois, segundo ela, a profissional enfiou a agulha no braço da idosa, mas não injetou a dose do imunizante. O momento foi filmado pela aposentada Luciana Jordão, de 57 anos, filha da idosa. Mais tarde a idosa recebeu a vacina corretamente. A Secretaria Municipal de Saúde investiga o caso.
Uma servidora da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, capital de Alagoas, foi afastada do cargo depois de também fingir aplicar uma dose da vacina contra a Covid-19 em uma idosa de 97 anos. O caso foi registrado em vídeo e viralizou nas redes sociais. No vídeo, é possível ver a servidora, que não teve a identidade revelada, inserindo a agulha no braço da idosa, porém não há dispensa do líquido no momento da aplicação. Enquanto finge estar aplicando a vacina, a servidora responde a uma pergunta sobre reações à vacina, dizendo que não havia visto nenhum caso até agora.
Até agora, nenhum dos casos foi investigado pela polícia. É importante ficar atento na hora de receber a vacina acompanhar alguém que será vacinado. Qualquer atitude suspeita deve ser avisada imediatamente ao responsável pela unidade de saúde.