Por Raul Fitipaldi.
Em conversa com nosso editor desta noite (12/04/14 – 22:32), um dos coordenadores da Ocupação Amarildo de Souza – Florianópolis, Pepe Pereira dos Santos, acusou o Governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo, de atuar com a mesma violência e despreparo que o tem feito os governadores de São Paulo e do Rio de Janeiro, respectivamente, antes situações semelhantes (“Lembro Pinheirinho”, disse Pereira ), colocando em risco a vida de crianças, idosos e mulheres grávidas, descumprindo as decisões da Justiça e procurando federalizar uma responsabilidade que só a ele cabe.
Pepe Pereira acrescenta que esta ação de hoje não terminou de maneira trágica graças às boas intenções do Major que cumpre o papel de mediador no conflito criado, segundo Pereira, pela truculência do Governador do Estado de SC.
Pereira convoca ao Povo de Florianópolis para que acompanhe a vigília que os Moradores da Ocupação Amarildo, e mais 60 pessoas, têm iniciado esta noite, para se proteger de qualquer possível agressão de toda natureza e em defesa do direito legítimo de terra, trabalho e pão, para os excluídos da sociedade.
Segundo Pereira, vão muitas horas que crianças e moradores idosos não conseguem dormir, sendo que há bebês entre os ocupantes. Um dos moradores mais velhos tem passado mal durante o dia, por causa da tensão à qual a comunidade de mais de 300 pessoas foi submetida.
“Hoje, por ordem do Governador, se montou um aparato de guerra para agredir os moradores, com helicópteros, batalhões, cães e cavalaria. É uma guerra do governador que procura ocultar a vitória da nossa luta” afirmou Pepe Pereira.
Por fim, o coordenador que, junto com Rui Fernando, tem mais visibilidade na ocupação, declarou sua indignação pela distorção informativa dos meios monopólicos de comunicação.