O que se diz no Brasil sobre o autor do atentado a Cristina Kirchner?

Fernando Sabag Montiel, mais argentino do que brasileiro

Por Raul Kollmann, Página 12.

“Não, não. Ele é muito mais argentino do que brasileiro”, disseram as autoridades policiais do Brasil. Ele mora na Argentina desde os seis anos de idade. Duvidamos muito que ele fale português. Seu pai e sua mãe estavam ambos na prisão aqui no Brasil. Sempre por roubo. O pai foi deportado para o Chile em 2021, porque é chileno, e a mãe morreu em 2017.

Com uma mensagem como esta, a polícia brasileira disse à Polícia Federal que Fernando Sabag Montiel, o homem preso pelo ataque a CFK, não tem antecedentes criminais naquele país, portanto todos os seus registros estão na Argentina: posse de uma faca de 35 centímetros, uma queixa por violência de gênero, três queixas por abuso de animais. Ele nunca registrou um crime com armas.

As propriedades de Sabag Montiel

Sabag deu como endereço um imóvel na Rua Terrada, no bairro de La Paternal, cidade de Buenos Aires, um apartamento que herdou de sua mãe, que vendia roupas, e que alugava a um inquilino. O dinheiro que ele ganha com este aluguel e dois veículos, um táxi e um Uber, é usado para se sustentar.

Ele tem muitas multas não pagas, 41 na cidade de Buenos Aires e pelo menos 10 na província de Buenos Aires, e deve uma grande parte de suas matrículas há vários anos. Ele não tem contas bancárias e registra uma baixa dívida no sistema de crédito. A impressão é que, economicamente, ele é bastante marginal.

Fama e tatuagens

O  questão chave parece ser o do ódio político e o que parece ser um desejo de “ser famoso”, “ter acesso às câmeras de TV”. Há uma congruência no que você vê em seu celular – imagens de apoiadores de Adolf Hitler – com as três tatuagens em seus braços: o sol negro, o martelo de Thor e a cruz de ferro. Todo o simbolismo neo-nazista.

Por enquanto, o indivíduo não parece ser um membro de um grupo supremacista, exceto através de redes sociais. Ao mesmo tempo, ele seguia o promotor Diego Luciani e Javier Milei, mas ao mesmo tempo, ele atacava verbalmente este último.

Música, a namorada

Tudo foi misturado – não nos últimos dois meses – com bandas de death metal, uma variante extrema do heavy metal que, pelo contrário, tem um seguimento muito pacífico. Em março de 2022, ele postou na Instagram uma tentativa de tirar uma selfie com Taylor Hawkins, baterista dos Foo Fighters, uma semana antes de sua morte.

A suposta namorada de Sabag, Ambar, ainda não testemunhou no arquivo do caso, mas diz que ela só está em um relacionamento com o agressor há um mês, não sabia que ele tinha uma arma e nunca o percebeu como sendo violento. Ela diz estar chocada com tudo o que aconteceu. A única coisa que ela quer, disse ela, é recuperar as roupas que foram deixadas na casa na localidade San Martín.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.