O primeiro-ministro do Peru promete combater o sexismo e a homofobia

O recém-nomeado primeiro-ministro do Peru, Guido Bellido, declarou seu compromisso com a luta contra todas as formas de discriminação, incluindo misoginia, homofobia, racismo e outras. O líder socialista indígena do partido Peru Libre tem sido alvo de ataques cada vez mais estridentes da imprensa de direita.

(Foto: Juan Sequeiros / GEC)

Em um comunicado oficial publicado hoje, Bellido agradece ao presidente Pedro Castillo por ter confiado a ele este cargo de destaque, acrescentando que, “Como quíchua e filho de camponeses, sofri discriminação na carne e por isso trabalharei para erradicá-la em todas as suas formas. Juntos, vamos vencer o racismo, o classismo, o machismo e a homofobia, que ainda estão arraigados na sociedade ”.

O novo gabinete de Castillo mostra fortes sinais de compromisso com as questões sociais, principalmente por meio de sua aliança com o partido Juntos Por el Peru (JP), liderado por Veronika Mendoza. O partido de Mendoza tem um próprio, Anahi Durand, como Ministra da Mulher, indicada pelo Presidente Castillo. Durand é professora universitária e uma das principais feministas e defensoras LGBT do país. Em sua própria declaração agradecendo Castillo, ela disse;

“É também meu compromisso promover uma agenda de igualdade que inclua a garantia de direitos e o reconhecimento da população LGBTIQ + com a qual também devemos trabalhar lado a lado. Não podemos tolerar qualquer tipo de discriminação … Prometo seguir este caminho, enfrentando o patriarcado estrutural em todos os espaços, e hoje, a partir do governo, é possível construir um novo Peru com democracia e consenso e com base no diálogo. Buscamos nossa independência definitiva.”

Outro partidário do JP, Pedro Francke, foi nomeado ministro da Economia e usou um broche com o arco-íris que dizia “igualdade” em seu juramento com o presidente Castillo.

Com informações da Kawsachunnews

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.