O presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, já está trabalhando após celebrações nas ruas

Redação.- Com quase 100 % dos votos apurados, o candidato de Apruebo Dignidad, Gabriel Boric Font (35 anos), tem 55,87 % contra os 44,13 % de José Antonio Kast (55 anos), do Partido Republicano.

A jornada de domingo esteve marcada pela mobilização dos votantes que têm carro levando para votar pessoas sem acesso ao transporte público. O governo de Sebastián Piñera se encarregou de reduzir drasticamente a disponibilidade de ônibus, especialmente nos setores em que a população têm mais dificuldades para chegar nos centros de votação devido a um serviço de transporte defeituoso. Houve muitas reclamações por parte dos usuários e usuárias que queriam se deslocar para votar.

Gabriel Boric será o presidente mais novo do Chile. Quando ele assumir terá 36 anos e um mês, em 11 de março, dia da posse. Ele é o candidato eleito mais votado da história, superando seu adversário por quase 12 %.

Nessas eleições também teve a maior participação desde 2012, ano em que o voto começou a ser não obrigatório. Todas as expectativas foram superadas. Com mais de 8.000.000 de votos, a participação superou à de 2020, do plebiscito de 2020 pela nova Constituição.

Também é o primeiro candidato que consegue vencer no segundo turno de virada.

Assista ao discurso de Gabriel Boric:

A população foi às ruas celebrar a nova e tão esperada vitória popular, numas eleições que atraíram a atenção do mundo todo pela sua importância estratégica.

Nessa manhã de segunda, Gabriel Boric já se encontra trabalhando, enquanto os “mercados” reagem com o aumento do dólar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.