O outro holocausto. Por Koldo Campos Sagaseta.

Ataque israelense com fósforo branco. Foto: Times of Gaza

Por Koldo Campos Sagaseta.

Já imaginou acompanhar o gaseamento de judeus ao vivo, testemunhar todos os dias, ao vivo e em cores, o extermínio de judeus nos chuveiros lotados de um enorme campo de concentração? Já imaginou o gás saindo dos chuveiros pendurados no teto, noite após noite, enquanto milhares de judeus cercados, prisioneiros, caem mortos, uns sobre os outros? Você consegue imaginar a comunidade internacional sugerindo às SS que respeite os direitos e as convenções internacionais, ou a moderação no uso do gás, uma trégua, uma interrupção humanitária do gaseamento para trazer alívio hoje àqueles que serão gaseados amanhã? Você consegue imaginar os Aliados reconhecendo que a Alemanha nazista, que obviamente tem o direito de se defender, deve manter, além das formas, a proporção de suas respostas? Que, talvez, seis milhões de judeus assassinados seja uma proporção excessiva, que teria sido melhor se fossem três?Você não precisa mais imaginar isso. Sim, eu sei, Gaza, como campo de concentração, é maior do que Auschwitz, e o que chove do céu não é gás, mas fogo e estilhaços. Também não são os judeus que são mortos, mas os palestinos, mas o horror é o mesmo. O genocídio em Gaza também é um holocausto.

(Preso politikoak aske)


El otro holocausto

Por Koldo Campos Sagaseta.

¿Se imagina seguir en vivo y en directo la gasificación de judíos? ¿Asistir todos los días, en directo y a todo color, al exterminio de judíos en las repletas duchas de un enorme campo de concentración? ¿Se imagina, el gas saliendo de las alcachofas de las duchas que cuelgan del techo, noche tras noche, mientras miles de judíos cercados, presos, se van derrumbando muertos, unos sobre otros? ¿Se imagina a la comunidad internacional sugiriendo a las SS respetar derechos y convenciones internacionales, o moderación en el uso del gas, una tregua, un alto al gas humanitario para socorrer hoy a los que mañana serán gasificados? ¿Se imagina a los aliados reconociendo que la Alemania nazi que, por supuesto, tiene derecho a defenderse, debe guardar, además de las formas, la proporción de sus respuestas? ¿Qué, tal vez, seis millones de judíos asesinados sean una proporción excesiva, que mejor hubieran sido tres?

Ya no tiene que imaginárselo. Lo puede ver todos los días en los medios.Sí, lo sé, Gaza, como campo de concentración, es más grande que Auschwitz, y lo que llueve del cielo no es gas sino fuego y metralla. Tampoco son judíos los asesinados sino palestinos, pero el horror es el mismo. El genocidio en Gaza también es un holocausto.

(Preso politikoak aske)

A opinião do/a/s autor/a/s não necessariamente representa a opinião de Desacato.info.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.