O Ocidente é uma desmeritocracia. Por Hua Bin.

Por Hua Bin.

Tenho ficado confuso com a situação no Ocidente. Uma confusão central é por que pessoas inteligentes acreditam e fazem coisas obviamente estúpidas.

Não estou me referindo a Trump. Ele não é uma pessoa inteligente. Ele é o oposto polar do autoproclamado “gênio estável”. Mas muitos burocratas em Washington e em outras capitais ocidentais saíram de universidades de primeira linha, têm currículos excelentes e parecem ter QI acima da média.

Por que essas pessoas aderem a narrativas e ideologias pateticamente estúpidas? Por que essas pessoas aparentemente inteligentes acreditam em fantasias como: “invasão russa não provocada”, que os judeus israelenses são os mocinhos e que seu genocídio é justificado, que os EUA podem vencer uma guerra contra a China em Taiwan, que o Ocidente pode dominar o mundo como no século XIX, que não há aquecimento global e que não há consequências para políticas nucleares arriscadas?

Uma coisa é fabricar consentimento para enganar a população e fazê-la apoiar políticas malucas. A “demonstração” é geralmente desinformada e desorientada, apesar de ser bombardeada 24 horas por dia por canais de notícias. Outra coisa é a elite beber seu próprio refrigerante.

Será que é porque essas elites são tão comprometidas e rígidas ideologicamente que simplesmente não conseguem ver o engano e a loucura dessas ideologias e narrativas? Duvido muito. Na verdade, essas elites chegaram onde estão por serem imorais, antiéticas e sem princípios. É difícil imaginar que esses indivíduos corruptos tenham algo sagrado e sacrossanto. Eles não hesitariam em vender suas mães para ganhar dinheiro ou progredir. Se você acha que eles têm qualidades humanas normais, está simplesmente projetando.

Será que é porque eles rejeitam o pensamento racional por padrão e apelam para os piores instintos da população por meio de um falso populismo? Talvez haja um pouco disso, mas a maioria das narrativas vem dessas elites e é inculcada na população. Será que eles não têm medo de parecer ridículos ao promover ideias ridículas como a de que não há aquecimento global ou que “se há, é porque Deus está abraçando mais os americanos”?

Será que eles são tão loucos a ponto de acreditar que todos acreditarão que um árabe de 1,80 m e 90 kg, incapaz de pilotar um Cessna, poderia dominar ex-pilotos militares e manobrar um jato Boeing 767 como um ás da aviação para colidir com um prédio no nível do solo sem tocar na grama? Acontece que os auditores estavam procurando US$ 2,3 bilhões em fundos “desaparecidos” do Pentágono (revelados no dia anterior) na mesma parte do edifício.

Minha hipótese é que o Ocidente está agora em uma espiral descendente de desmeritocracia. Desmeritocracia é o que acontece em uma organização ou sistema quando pessoas normalmente inteligentes pensam, dizem e fazem coisas manifestamente irracionais para se encaixar e progredir.

Por exemplo, para entrar na esfera da segurança nacional no Ocidente hoje, é preciso acreditar e afirmar que a Rússia e a China representam uma ameaça para a Europa e os Estados Unidos, independentemente dos fatos. É preciso promover a ideia de que a Rússia e a China são os agressores, quando são os EUA e o Ocidente que os cercam com bases militares, marinhas, aeronaves de vigilância e lançadores de mísseis. Não importa se você está procurando um emprego ou um avanço na carreira em departamentos do governo, think tanks, academia ou na mídia relacionada de alguma forma à segurança nacional. Você precisa adotar a narrativa.

O mesmo acontece na esfera econômica: é preciso promover a ideia de que o crescimento econômico da China acabou, que a Rússia está prestes a entrar em colapso sob sanções e que a taxa de inflação nos Estados Unidos é de 3%. Essas são verdades nas quais se deve confiar diante de dados e provas que as contradizem. Caso contrário, diga adeus a uma vaga em um painel de TV, a um subsídio da USAID, a um emprego no FMI e assim por diante. Na verdade, você será socialmente condenado ao ostracismo ou até mesmo expulso por espalhar desinformação e ser um agente de Putin e Xi.

Para entrar no clube da elite, você precisa abraçar as crenças mais malucas desse clube. De fato, é preciso ser mais louco do que os outros para progredir. É mais do que simplesmente seguir o fluxo para progredir. É uma corrida para o abismo.

Quando a irracionalidade prevalece e você só pode progredir tornando-se cada vez mais delirante e estúpido, você está no feliz estado de desmeritocracia. E você pode ser um orgulhoso membro do clube do sorvete que se lambe sozinho.

A opinião do/a/s autor/a/s não representa necessariamente a opinião de Desacato.info.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.