O Buraco d’Oráculo leva espetáculos de seu repertório a praça em São Miguel Paulista

Foto: Carlos Goff

O Buraco d´Oráculo realiza circulação de espetáculos de seu repertório pelas ruas e praças da região de São Miguel Paulista, após período de afastamento devido à pandemia. Ponto de identidade do grupo teatral, o bairro recebe atividades do projeto Centro de Estudos Teatrais Cenopoéticos – Casa d’Oráculo”, contemplado pela 38º Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

Nos próximos meses, o palco é a Praça Fortunato da Silveira (Praça do Murumbizinho) que recebe os espetáculos O Encantamento da Rabeca, nos dias 26, 27 e 28 de agosto, e Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro, nos dias 2, 3 e 4 de setembro – às sextas e sábados, às 17h, e aos domingos, às 16h, com acesso gratuito.

O projeto, que vem sendo desenvolvido desde fevereiro de 2022, tem como proposta um estudo sistemático da cenopoesia, linguagem com o qual o Buraco d´Oráculo vem desenvolvendo seus trabalhos e as relações de construções artística. A circulação coloca em prática a experiência adquirida com o estudo cenopoético em contato direto com o público, atuando de forma não cotidiana no cotidiano do transeunte dos locais por onde a trupe se apresenta.

Programação

Circulação/teatro: O Buraco d’Oráculo

Local: Praça Fortunato da Silveira (Praça do Murumbizinho)

Vila Jacuí – São Miguel Paulista. SP/SP.

Grátis – apresentações ao ar livre.

Espetáculo: O Encantamento da Rabeca

Dias 26, 27 e 28 de agosto. Sexta e sábado (17h) e domingo (16h).

Duração: 60 minutos. Classificação: Livre.

Ficha técnica – Texto e direção: Lu Coelho. Atrizes: Lu Coelho e Nataly Oliveira.

O espetáculo conta histórias de transformações vividas por mulheres brincantes – que cantam, tocam, dançam, “vestem” bonecos e mascaras – com intuito de revelar seu protagonismo, sua força e sua resistência, bem como sua fragilidade em terreno originalmente masculino. Partindo da pesquisa dos folguedos do universo da rabeca, onde se faz presente ritos e brincadeiras como o cavalo marinho da Zona da Mata de Pernambuco e o Fandango Caiçara presente no Litoral Sul Paulista. No palco vida e morte, passado e presente buscando um diálogo entre a tradição e a invenção, onde a invenção se transforma em tradição e a tradição dá as cartas para a próxima invenção.

Espetáculo: Pelas Ordens do Rei que Pede Socorro

Dias 2, 3 e 4 de Setembro. Sexta e sábado (17h) e domingo (16h).

Duração: 50 minutos. Classificação: Livre.

Ficha técnica – Texto: Ray Lima. Direção: Elizete Gomes. Atuação: Lu Coelho, Nataly Oliveira, Luiza Galavotti, Edson Paulo e Mizael Alves. Canções: Ray Lima e Junio Santos.

Pelas Ordens do Rei que Pede Socorro é uma intervenção teatral que utiliza a poesia como forma dramatúrgica. Baseando-se nos princípios da cenopoesia (estética na qual imagens, gestos, canções e palavras se misturam na composição de uma mesma expressão artística), O Buraco d´Oráculo leva à cena um recorte de poemas por meio de cenas fragmentadas. A encenação transita pelo cômico e o dramático com leveza poética, porém de forma contundente, tocando em temas do nosso cotidiano. Os fragmentos poéticos que permeiam a encenação convergem para um tema central: a questão político-social da disputa de poder.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.