Núcleo Catarinense da Auditoria Cidadã da Dívida Pública distribui cartilhas

Por Ana Carolina Peplau Madeira, de Florianópolis, para Desacato.info.

O cartilhaço, como está sendo chamado o evento, está marcado para às 16h30 desta terça-feira, dia 2 de fevereiro, em frente ao Ticen. Organizado pelo Núcleo Catarinense da Auditoria Cidadã da Dívida (NC da ACD), o cartilhaço contará com orientações e informações sobre o tema.

Perguntar é dar calote? Para qualquer pessoa não é, mas para a imprensa tradicional é. Auditoria é apenas um questionamento, passar a limpo, verificação das contas. No caso específico, das Dívidas Públicas, brasileiras e estaduais. Já na primeira reunião do ano, dia 23, no Sindprevs, foi apresentada a análise inicial dos contratos sobre dívidas públicas catarinenses. De acordo com o economista João Luis Abrantes Bertoli, “verificar indícios de ilegalidades, especialmente a cobrança de juros sobre juros e condicionamentos impostos referentes a venda de patrimônio estadual”.

No portal transparência, todos os dados governamentais estão disponíveis, porém é necessário ter paciência para “garimpar as informações”. Não fica claro de fato para quem o Brasil deve, qual valor dos juros, correção monetária, estados e municípios. A impressão é que tudo fica mais dificultado propositalmente. Na prática, quase 50% de tudo que é arrecadado pelo Brasil, vai para pagamento de dívida pública, juros e amortizações.

A questão é justamente que não divulgam estes os dados corretamente. O governo afirma que tem que cortar gastos, fazer o Ajuste Fiscal. Porém, reduz investimentos em saúde, educação, segurança pública, transporte, habitação, entre outras obrigações constitucionais do Estado para pagar a dívida que ninguém sabe de onde veio, nem quais os juros, etc. Todos estão convidados a tirar dúvidas e até ajudar na análise dos documentos que já foram disponibilizados do governo barriga verde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.