Novo cinema de arte russo será exibido em São Paulo

O Brasil recebe o Russian Film Festival pela quarta vez

Divulgação

Nos dias 10 a 13 de agosto, no cinema Petra Belas Artes, em São Paulo, ocorrerá o Russian Film Festival -Volta ao Mundo. O evento, organizado por ROSKINO, com o apoio do Ministério da Cultura da Federação Russa, apresentará o cinema russo ao público brasileiro. Serão exibidos cinco filmes gratuitamente, no idioma original, com legendas em português.

O Russian Film Festival é realizado no Brasil pelo quarto ano consecutivo e, pela segunda vez, em formato offline no cinema Petra Belas Artes.

Foto Divulgação

Na programação do Russian Film Festival – Volta ao Mundo terá uma série de estreias de longas-metragens de diretores russos. Os espectadores assistirão a um thriller psicológico com elementos de drama e investigação com “Névoa”, de 2023, o filme de estreia de Natália Gugueva. O filme estreou no 45º Festival Internacional de Cinema de Moscou, em abril de 2023. Foi também apresentado em muitos outros festivais na Rússia e no exterior, incluindo o Imagine India International Film Festival (Madri, Espanha, 2023) e Ariano International Film Festival (Ariano Irpino, Itália, 2023). No enredo, a cinegrafista Nástia é enviada para uma estação meteorológica no Norte, de difícil acesso, junto com o meteorologista Andrei, para investigar o desaparecimento de um casal de meteorologistas da estação. Com o tempo, a personagem principal percebe que Andrei está envolvido no desaparecimento deste casal, mas Andrei descobre a ligação de Nástia com os desaparecidos.

 

Foto Divulgação

Mais uma estreia de longa-metragem de terror, “As irmãs”, de 2022, do diretor Ivan Petukhov. O terror russo é tradicionalmente popular na América Latina. Assim, entre os anos de 2020 e 2022, entre os filmes russos de terror, populares nas bilheterias brasileiras, estiveram filmes como “A viúva das sombras”, “A Babá: o chamado das sombras”, “A dama do espelho – O ritual das trevas”. O novo terror “As irmãs”, conta a história de como Anya, uma jovem dona de casa, recorre à ajuda de forças místicas cruéis em uma tentativa desesperada de salvar ao filho e a si mesma da agressão constante do marido tirano. Depois tenta lidar com as consequências da maldição que ela trouxe para sua casa.

 

 

Foto Divulgação

O drama “Danúbio”, de 2021, é a estreia como diretora da também roteirista Liubov Mulmenko. O filme conta a história da garota Nádia, que vai de férias para Belgrado. Primeiro, envolve-se em um romance com um cara local, Necha, depois também para o seu estilo de vida descontraído e quase errante. Ela toma a impulsiva decisão de desistir de tudo por amor, pela liberdade e por Belgrado, mas este amor precisa passar pelo teste da realidade, que sempre acaba sendo mais difícil do que nossas expectativas. O filme foi apresentado sob a marca Russian Film Festival Spotlight no 10º Festival Internacional de Cinema Feminino (CineFem), no Uruguai em 2022, e o ator Nenad Vassitch, que interpretou o papel principal, recebeu o prêmio de “Melhor ator”.

 

Foto Divulgação

Além das obras de estreia, o público poderá assistir a filmes de diretores consagrados na comunidade internacional de festivais. Será apresentado o novo filme de Ivan I. Tverdovski “Enchente”, de 2022, que será apreciado pelos amantes do cinema de arte. Tverdovski foi laureado em muitos festivais de cinema, em sua conta são 28 vitórias e 38 indicações, incluindo os prêmios do Karlovy Vary International Film Festival, Cottbus Film Festival, Seattle International Film Festival, Les Arcs European Film Festival, Cairo International Film Festival e muitos outros. Em seu novo filme, “Enchente”, Ivan I. Tverdovski revela o tema do bullying e mostra a história da garota Anya, que parou de falar após a morte dos pais. A jovem é levada para ser criada pela tia e seu marido, que a treinam na equipe de natação. Lá, ela se depara com a perseguição dos seus colegas, encontra seu único verdadeiro amigo e, contra sua vontade, torna-se o centro dos acontecimentos que acabam levando a consequências irreversíveis.

 

Foto Divulgação

Também na programação do Russian Film Festival está o drama “Coração do mundo”, de 2018, da diretora Natália Meschaninova, cujos filmes também têm sido repetidamente celebrados em festivais internacionais de cinema. O filme “Coração do mundo” entrou na programação do “Cinema mundial moderno” do 43º Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) em 2018, assim como foi apresentado no concurso “Novos diretores” do 66º Festival Internacional de Cinema, na cidade de San Sebastián. O drama conta a história do veterinário Egor, que trabalha em uma das estações de treinamento para cães de caça, em algum lugar no meio da floresta. Raposas, veados, texugos e cães: esta é a sua vida. Ele vive no anexo ao lado da casa do proprietário. Trata o animal, limpa as jaulas, observa os trabalhadores, encontra com os clientes e seus cães. Para ele, com os animais é muito mais fácil do que com as pessoas. Ele faz qualquer trabalho, apenas para se destacar perante o dono da estação, Nikolai Ivanovitch, e seus entes queridos. Egor quer o quase impossível: tornar-se parte desta família.

Agenda de exibições no cinema Petra Belas Artes:

Quinta-feira, 10 de agosto
21:00 “Névoa”

Sexta-feira, 11 de agosto
21:00 “As irmãs”

Sábado, 12 de agosto
21:00 “Coração do mundo”

Domingo, 13 de agosto
15:00 “Danúbio”
21:00 “Enchente”

Entrada gratuita: por ordem de chegada

Detalhes: https://www.cinebelasartes.com.br/programacao/rff2023/

Cartaz: https://disk.yandex.ru/d/B4O-QKveGUspAQ
Cartazes dos filmes: https://disk.yandex.ru/d/PGezlJFdt20how
Imagens dos filmes: https://disk.yandex.ru/d/a0DsgnZiDvXFiA
Trailers dos filmes: https://disk.yandex.ru/d/72FJ-EXO1SrSRw

Informação

Russian Film Festival (https://rff.online) é o dia do cinema russo no exterior, que são realizados pela ROSKINO com o apoio do Ministério da Cultura da Federação Russa desde 2020. O principal objetivo do RFF é a familiarização do público estrangeiro com a diversidade do conteúdo russo moderno: de longas-metragens e séries de vários gêneros a animações e documentários. Entre 2020 e 2022, o festival passou por 30 países, reunindo quase 6,5 milhões de espectadores. O formato do Russian Film Festival inclui exibições online e eventos offline.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.