Nove pessoas morreram por covid-19 nas últimas 24h em São Miguel do Oeste/SC

Por Claudia Weinman, para Desacato. info.

A direção do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso divulgou faz minutos, o boletim desta quarta-feira, sobre os óbitos ocorridos nas últimas 24h no hospital em São Miguel do Oeste, município polo do Extremo-oeste Catarinense. Nove pessoas morreram, 17 pacientes aguardam transferência para leito de UTI, sendo 14 com espera no pronto socorro e três na enfermaria.

No boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura do município, também consta a informação de mais 30 novos casos de pessoas infectadas. São 128 casos em nos três primeiros dias do mês de março. Em fevereiro, o município chegou perto de 900 novos casos de pessoas com covid-19.

Ontem, durante coletiva de imprensa online realizada pela direção do hospital regional, se falou da mudança no perfil dos pacientes. A médica infectologista, Priscila Bratkowski, ressaltou que no início da pandemia, a faixa etária de pessoas que chegavam apresentando sintomas de covid-19 e eram internadas por isso, tinham em média 75 anos e apresentavam problemas de saúde, obesidade e comorbidades diversas. “Hoje em dia a maior parte tem abaixo de 75 anos, 50, 55 anos de idade, alguns deles possuem problemas de saúde, mas nem todos. Pacientes atletas que estão com comprometimento pulmonar extenso e probabilidade de ir a óbito”.

Transferência de pacientes

Em nota, “a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que a operação de transferência de pacientes de Covid-19 para a rede hospitalar estadual do Espírito Santo iniciou nesta quarta-feira, 03. De acordo com o superintendente de Urgência e Emergência da SES, Diogo Bahia Losso, o objetivo é atender prioritariamente pacientes da região Oeste internados no Hospital Regional do Oeste, de Chapecó, Hospital São Paulo de Xanxerê e Hospital Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste. A Secretaria do Estado de Saúde do Espírito Santo confirmou a oferta de até 16 leitos de UTI Covid-19 na rede hospitalar da Região Metropolitana de Vitória. O movimento foi acertado após articulação do secretário André Motta Ribeiro com o Governo capixaba por meio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)“.

Mesmo com a gravidade que se encontra Santa Catarina, regiões como o Extremo-oeste catarinense não decretou o fechamento das atividades, nem mesmo o cancelamento das aulas presenciais em muitos municípios, como São Miguel do Oeste, que já teve a morte de cinco pessoas que faleceram aguardando vaga para leito de UTI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.