Notas para uma abordagem do “conflito” entre Gaza e Israel. Por José A. Amesty Rivera.

Colonos israelenses mascarados atacando fazendeiros palestinos na Cisjordânia em outubro de 2020

Por José A. Amesty Rivera.

Você, aí, na nossa porta,
entre e tome um café árabe conosco

Você, aí, na nossa porta
saia de nossas manhãs
para que possamos ter certeza de que
somos humanos como você.

Poema de Mahmoud Darwish (1941-2008),
dirigido ao soldado israelense
pronto para arrombar a porta de uma casa palestina.

Por que tanta crueldade contra os palestinos, por parte de Israel? Tanta desumanidade, tanta barbárie, tanta miséria humana, tanta baixeza, tanta criminalidade, tanto horror produzido em seres humanos, tantos assassinatos, tanta crueldade contra crianças.

Tentaremos compartilhar dois aspectos importantes do conflito, alguns políticos e outros histórico-bíblico-teológicos, para tentar responder às perguntas iniciais. A bom entendedor meia palavra basta.

Pontos políticos

  1. De acordo com o historiador israelense Ilan Pappé, em A origem da violência em Gaza está na ideologia racista da eliminação do nativo, até 7 de outubro, quando ocorreu o ataque surpresa do Hamas a Israel, o principal tópico de discussão era a identidade de Israel, pois havia ou há uma luta interna entre o Estado da Judeia e o Estado de Israel.

O Estado da Judeia, estabelecido e moldado por colonos judeus na Cisjordânia, que é uma combinação de judaísmo messiânico, fanatismo sionista e racismo, que se tornou uma estrutura poderosa, notória e importante nos últimos anos, sob o regime de Benjamin Netanyahu, e que chegou perto de impor seu modo de vida a Israel, além da Judeia, além da Cisjordânia.

Para o Estado da Judeia, sua capital era e continuará sendo Jerusalém, e para o Estado de Israel, não há nenhuma controvérsia sobre isso. Localizada nas colinas da Judeia, a capital de Israel, a sede do governo e o centro histórico, espiritual e nacional do povo judeu desde que o rei Davi fez dela a capital de seu reino há cerca de 3.000 anos. Santificada pela religião e tradição, por seus locais e templos sagrados.

O Estado de Israel, que se levantou contra o Estado da Judeia, cuja principal cidade é Tel Aviv; pluralista, democrático, secular, ocidental ou europeu; é uma guerra civil fria, mas, sem dúvida, uma guerra cultural e religiosa entre eles.

Pappé acrescenta que há uma luta: por um lado, havia o apartheid israelense secular, no qual os judeus israelenses certamente desfrutam da vida em uma democracia pluralista e de estilo ocidental. Por outro lado, havia a versão oposta do apartheid, o messiânico, o religioso, o teocrático. Em suma, era uma luta interna sobre o tipo de vida judaica na esfera pública. É claro que não há Palestina na Cisjordânia e em Gaza, não há discriminação contra eles, ou seja, os palestinos não existem.

Pappé continua a nos esclarecer afirmando que Israel tem políticas históricas de eliminação: genocídio, limpeza étnica ou apartheid, que “têm sua origem no pensamento sionista (nos desenhos dos pintores sionistas, nos escritos dos intelectuais sionistas) e que, em 1930, se tornaram uma estratégia que foi implementada pela primeira vez em 1948, com a limpeza étnica que terminou com a expulsão de metade dos palestinos e a destruição de metade das aldeias da Palestina. A propósito, muitos vilarejos israelenses foram construídos sobre as ruínas desses vilarejos; alguns kibutzim que foram ocupados pelo Hamas por algumas horas foram construídos sobre as ruínas desses vilarejos palestinos de 1948, e um número considerável de palestinos que entraram no kibutz (fazendas israelenses gerenciadas coletivamente com base no trabalho e na propriedade comuns) eram refugiados de terceira geração desses mesmos vilarejos destruídos, não muito longe de Gaza.

Ilan Pappé conclui: “Israel expulsou 36 vilarejos entre 1948 e 1967 dentro de Israel, Israel expulsou 300.000 palestinos da Cisjordânia e da Faixa de Gaza durante a guerra de junho de 1967. De 1967 até os dias atuais, Israel expulsou quase 700.000 palestinos da Cisjordânia e da Faixa de Gaza. E hoje, Israel continua a limpeza étnica em lugares como Maghazi, Gaza, o sul, as montanhas de Hebron, a área da Grande Jerusalém e outros lugares da Palestina”.

“A limpeza étnica tornou-se o DNA da política israelense em relação aos palestinos, e emprega centenas de milhares de pessoas para realizá-la, porque não é uma limpeza étnica em massa como em 1948, mas uma limpeza étnica gradual. Às vezes é a expulsão de uma pessoa ou de uma família, às vezes é o fechamento de um vilarejo ou o cerco da Faixa de Gaza, que também é uma forma de limpeza étnica, porque se você cria o gueto de Gaza, não precisa incluir esses dois milhões de palestinos no equilíbrio demográfico de árabes e judeus, porque esses palestinos não têm voz no futuro da Palestina histórica”.

Claudio Katz, em La incursión que trastocó Medio Oriente, resume: “O expansionismo sionista exige uma limpeza étnica no caso de Gaza. Essa política foi desafiada por uma operação espetacular que derrubou a imagem de Israel como uma potência invulnerável. A direitização desse país desestabiliza a contraofensiva imperial dos EUA. O Hamas está exercendo seu direito legítimo de resistir contra um Estado terrorista que age como agressor”.

2. Mais recentemente, Atilio Borón, em Gaza, Israel e a Política do Genocídio, destaca que a política de genocídio contra os palestinos tem origem na mente guerreira de Ben Gurion. Borón, citando Noam Chomsky em seu texto publicado em 1983 e republicado e atualizado em 1999: Triângulo Fatal. Estados Unidos, Israel e os palestinos (Londres: Pluto Press, 1999) Prefácio de Edward Said. Essa passagem se encontra na pág. 324 da edição disponível na Internet: https://dn790006.ca.archive.org/0/items/NoamChomskyFatefulTrian, ela afirma: “A doutrina militar de alvejar civis indefesos (como está acontecendo em Gaza hoje) vem de David Ben Gurion, que foi bastante explícito sobre isso, embora não em público, é claro”.

Ben Gurion, “em um registro de 1º de janeiro de 1948 em seu Diário da Guerra de Independência, escreve: Não há dúvida de que uma reação é necessária ou não. A questão é apenas a hora e o local. Explodir uma casa não é suficiente. O que é necessário são reações cruéis e enérgicas. Precisamos de precisão na hora, no local e nas vítimas. Se conhecermos a família (devemos) atacar sem piedade, incluindo mulheres e crianças. Caso contrário, a reação será ineficaz. No local da ação, não há necessidade de distinguir entre culpados e inocentes. Onde não houve ataque, não devemos atacar”.

Em resumo, diz Borón, “a tragédia que estamos vendo hoje em Gaza não é novidade: “explodir” casas, assassinar parentes de militantes do Hamas, supostos ou reais, sem ter a menor compaixão por crianças, mulheres e idosos, foi o que o fundador do Estado israelense recomendou sem nenhum remorso”.

Notas histórico-bíblico-teológicas

1.  Lembremos que, inicialmente, o povo de Israel não surgiu como nação por meio de uma guerra, mas houve uma espécie de “eleição-bênção” de Javé (narrada no livro de Gênesis, época dos patriarcas), depois houve a libertação do Êxodo, com a aliança e a passagem pelo deserto, narrada nos livros de Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio. Nesses cenários, havia alguns guerreiros e batalhas, mas eles não eram tão importantes. A guerra veio depois, quando Israel teve de ocupar a “terra prometida”.

Lembremos que Moisés e outros personagens eram legisladores, profetas e líderes entre o povo. Depois, Moisés deu autoridade a Josué como líder militar para conquistar a Terra Prometida. Assim, surgiu o aparato militar em Israel.

Assim, o texto bíblico do Antigo Testamento narra a existência de três grandes líderes militares de Israel, dentro do imaginário religioso militar: Josué, Davi e Judas Macabeu.

Vamos nos concentrar em Josué, de acordo com Josué. 1:1-10, Josué é enviado para a guerra e seu manual era a Lei ditada por Yahvé a Moisés. Ele é enviado como um soldado, um guerreiro de uma Lei que o protege, que o faz triunfar sobre seus inimigos e cujo general e tenente Josué é elevado a esse status. O livro de Josué, portanto, é um manual utópico da conquista religiosa da terra, um livro do passado que resume a conquista israelita da Palestina.

Assim, Josué aparece no início da história militar israelita como um ministro religioso de uma guerra santa. Ele é o primeiro e, de certa forma, o maior de todos os soldados nessa galeria de figuras militares do Antigo Testamento. Ao obedecer e cumprir sua Lei, ele venceu a primeira guerra.

2. Agora, no Talmud, que é o livro que contém a tradição oral, as doutrinas, as cerimônias e os preceitos da religião judaica, que inclui a Mishnah e a Gemara e que contém a explicação da Torá (os cinco livros de Moisés) dos rabinos de 100 a.C. a 500 a.C., e especificamente a Mishnah e a Gemara. A guerra compulsória era dirigida contra as nações que habitavam Canaã (os hititas, os amorreus, os cananeus, os perizeus, os heveus e os jebuseus). A guerra compulsória também incluía os amalequitas ou um inimigo que tivesse atacado Israel. Com relação à guerra voluntária, o rei só poderia avançar após a decisão de um tribunal de 71 membros. Esse tribunal era chamado de Grande Sinédrio. Era o conselho supremo e a corte dos judeus que se desenvolveu a partir do conselho municipal de Jerusalém. Ele tinha jurisdição sobre questões religiosas, bem como sobre casos civis e criminais”.

A estratégia militar incluía ataques de surpresa, emboscadas, concentração de forças, ataques noturnos, e havia três métodos para conquistar uma cidade fortificada: um meio direto (penetrar na muralha rompendo-a, escalando-a ou cavando um túnel por baixo); cerco; e um meio indireto (por meio de artimanhas). A Lei da Guerra: Uma Comparação Bíblica por Diane S. Segal.

Essas anotações, apresentadas de forma breve e sucinta, têm o objetivo de responder às perguntas acima. Parece haver uma explicação histórica e religiosa para a ação israelense contra os palestinos em Gaza. É claro que há outros aspectos que explicam esse vergonhoso curso de ação.

Todas as linhas podem ser desenhadas em um mapa
Horizontais, linhas retas, diagonais
Do meridiano de Greenwich até o Golfo do México
Que mais ou menos
Pertence à nossa idiossincrasia
Há também mapas grandes, grandes, grandes
Na imaginação
E globos infinitos
Marta
Mas hoje eu suspeito que em um mapa muito pequeno
Mínimo
Desenhado em um papel de caderno escolar
A história inteira pode caber
Toda ela.

Compartilhamos aqui Réquiem para a mão esquerda de Nancy Morejón, em diálogo com a humanidade da poesia de Darwish e os ritmos da musicista cubana Marta Valdés (a quem esse poema é dedicado).

A opinião do/a/s autor/a/s não necessariamente representa a opinião de Desacato.info.

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