O Núcleo Palestina do PT-SP vem a público manifestar total desagravo à decisão da FUNDASP e a reitoria da PUC de São Paulo pelo cancelamento da pós-graduação de Relações Internacionais após professores manifestarem-se solidários à causa palestina.
Lobby sionista dentro de uma universidade, e especialmente uma universidade católica? Se os professores manifestassem apoio ao estado sionista/genocida de Israel, a PUC tomaria esta mesma medida?
O Núcleo considera esta ação arbitrária, racista e irresponsável, uma vez que trará prejuízos à formação de alunos da pós-graduação, bem como seguirá alimentando a desinformação, o preconceito, a islamofobia e a desumanização dos povos palestinos. Esta não pode ser a postura de uma universidade, ambiente de diversidade, informação e cultura.
Reiteramos nosso compromisso com a luta pela liberdade da Palestina e com todas as organizações e entidades que levam com seriedade e respeito uma luta travada há quase 80 anos. Esperamos que a FUNDASP, assim como a reitoria da PUC possam rever sua postura e retomar as aulas da pós-graduação. Também esperamos que os professores possam seguir exercendo sua liberdade de expressão, ao posicionarem-se em favor da causa palestina sem sofrer quaisquer retaliações.
São Paulo, 4 de abril de 2025.