O dia 11 de agosto de 2022 será marcado na história do Brasil como uma data em que os democratas do país se uniram contra as ameaças autoritárias de um governo federal descomprometido com a democracia e a liberdade. Em Santa Catarina, porém, a data também será lembrada como um dia em que a truculência de alguns setores das forças policiais atentaram contra manifestantes que, pacificamente, ocupavam as ruas em defesa da democracia —a maioria deles jovens.
É inaceitável que, horas depois da leitura de uma carta em defesa da democracia que reuniu milhares de pessoas em todo o Brasil —com grande repercussão aqui no auditório da Universidade Federal de Santa Catarina—, policiais tenham usado balas de borracha, cavalos e cassetetes para dispersar cidadãos que exerciam seu direito à livre expressão no centro de Florianópolis.
https://www.instagram.com/reel/ChJAO8GAxIL/?igshid=MDJmNzVkMjY=
É mais um caso de abuso de um governo eleito na esteira de Jair Bolsonaro e de tudo de nefasto que ele representa para o nosso país: desemprego, fome, inflação, miséria, negacionismo, autoritarismo e violência. É essencial que o governo se manifeste e aja imediatamente para conter essa escalada da violência —nem mesmo profissionais da imprensa foram poupados.
Como único candidato do presidente Lula ao governo de Santa Catarina, representante do PT e da Frente Democrática, condeno veementemente essa ação e cobro apuração e punição aos responsáveis. Nosso estado não pode tolerar mais desmandos, violência e intolerância. Viva a liberdade! Vida longa à democracia brasileira!
Décio Lima
Assista na cobertura abaixo: