Observamos no mundo uma concentração maior da riqueza em poucos enquanto a miséria se estende cada vez mais em uma população cada vez maior. No mesmo processo, os movimentos sociais e sindicatos são criminalizados e os direitos trabalhistas ameaçados.
Nos 40 anos da Associação Catarinense dos Advogados Trabalhistas, um evento de 3 dias de debates foi realizado no canal do Youtube da Faculdade Cesusc (clique aqui). A programação iniciou homenageando advogados e advogadas trabalhistas e fazendo um resgate histórico do papel destes profissionais para a justiça social. Logo, um dos temas tratados foi a liberdade e a autonomia sindical. A respeito conversamos com o advogado trabalhista Prudente José Silveira Mello.
Mudanças nos últimos anos destruiram a legislação trabalhista. Segundo Prudente, a sociedade brasileira tem perdido o direito material do trabalho, o direito processual que impede a ida à Justiça do Trabalho, e, por conta do enfraquecimento dos sindicatos, o direito sindical. Sem as bases, os sindicatos perdem força nas negociações coletivas, prejudicando toda a classe.
Assista: