‘Não vai pedir as atas?’ – Lula sofre críticas por posições em relação ao Equador e Venezuela

O presidente do Brasil foi cobrado em suas redes sociais por não reconhecer oficialmente a vitória de Nicolás Maduro, enquanto parabenizou o presidente do Equador, Daniel Noboa, pela sua reeleição. A oposição em ambos os países alegam irregularidades no processo eleitoral.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi criticado em suas redes sociais após emitir uma declaração na segunda-feira (14) reconhecendo a vitória do presidente equatoriano, Daniel Noboa, reeleito para um segundo mandato neste fim de semana. A oposição alega irregularidades no processo eleitoral.

“O Brasil seguirá trabalhando com o Equador em defesa do multilateralismo, pela integração sul-americana e o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, escreveu o presidente em sua página no X.

Após felicitar publicamente o presidente equatoriano, Lula enfrentou diversas cobranças nos comentários em sua mensagem. A oposição no Equador alega irregularidades no processo eleitoral. Os críticos relembram que o presidente brasileiro havia reagido de maneira diferente às alegações de fraude nas eleições na Venezuela.

Eleições no Equador

De acordo com o resultado oficial, a diferença entre os candidatos foi de mais de 1 milhão de votos, o que conferiu ao atual presidente, representando o partido Ação Democrática Nacional, a vitória com 55,6% dos votos contra 44,3% da oposição de esquerda, representada por Luisa González.

Durante as eleições, algumas organizações acusaram o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) de “desestabilizar” a democracia do país enquanto a oposição se recusa a reconhecer os números apurados.

“Não reconhecemos os resultados”, afirmou Luisa González a seus partidários reunidos em Quito, capital do país, que gritavam as palavras de ordem “fraude” e “recontagem”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.