Franco: “Não permitirei a candidatura de Lugo”

O atual presidente do Paraguai anunciou neste sábado (3/11) que não permitirá uma nova candidatura do líder das esquerdas, Fernando Lugo. Em meio a uma conferência na cidade de Caacupé, Federico Franco alegou que a única coisa que seu antecessor pretende é “manchar” os comícios das eleições de setembro de 2013.

A advertência surge como uma resposta de Franco ao anúncio de que Lugo pretende recuperar a Presidência do país por vias democráticas no ano que vem. Embora não haja nenhuma candidatura oficial, Franco já argumenta que “respeitará a Constituição e as leis” e que, segundo esse raciocínio, impugnará qualquer chapa liderada por Lugo.

Na visão de Franco, o presidente deposto conspira para que sua candidatura seja impugnada e a Unasul não reconheça os resultados das eleições. Por essa razão, o presidente também deixou claro que não permitirá a entrada dos observadores do organismo. A seu ver, a Unasul não é neutra e é controlada pelo presidente venezuelano Hugo Chávez e sua ALBA (Aliança Bolivariana para os Povos de nossa América).

Fernando Lugo foi destituído do poder após uma crise política originada pelo confronto entre policiais e líderes campesinos em meados de junho, na região norte do país. Após uma chacina, o PLRA (Partido Liberal Radical Autêntico), de Franco, rompeu sua coalizão com Lugo e se associou ao conservador Partido Colorado. O presidente foi obrigado a deixar o poder após um processo de impeachment de 48 horas.

Fonte: http://operamundi.uol.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.