Redação
Na coluna Boa Mistura desta quarta-feira, 20, no JTT – Manhã com dignidade, Alegre Correia entrevistou o multi-instrumentista, compositor, pesquisador e professor Marcelo Portela sobre o tema música e educação.
Marcelo falou sobre a educação de música dentro das escolas e da possibilidade riquíssima de trabalhar a música junto de outros saberes escolares, relacionando com história, geografia, biologia, matemática…são infinitas as possibilidades. Em relação a história, pode-se trabalhar a cultura instrumental de dado período histórico e os materiais utilizados para construção dos instrumentos na época. Na geografia analisar as distintas latitudes e altitudes e as sonoridades e instrumentos dessas regiões, entre outros.
Estamos sobre o risco de brincadeiras como a ciranda, roda de coco, boi bumbá, boi de mamão, ratoeira, entre outras, serem substituídas pela mídia digital. Para que essas práticas sigam é necessário o encontro na rua.
Assim como essas brincadeiras envolvendo música, a educação musical precisa da materialidade, para o desenvolvimento de uma percepção auditiva. A relação com o instrumento, o aprender a afinar sem afinador, etc. Assim como num curso de fotografia é essencial que se aprenda a mexer com a luz. “Se você pula esse processo você queima uma etapa perceptiva fundamental”, diz Marcelo.
Assista a entrevista completa abaixo: