Ana Paula, engenheira, professora e mulher trans, foi afastada dos seus três filhos após denuncias feitas pela ex-mulher e o parceiro desta. O casal criou relatos baseados em transfobia e discriminação, acusando Ana de crimes não comprovados e que foram acatados pelo sistema judicial catarinense.
As duas mães mantinham guarda compartilhada dos filhos até um ano atrás. Primeiramente, o casal entrou com uma denuncia no conselho tutelar de que Ana estaria comprando materiais “de menina” e obrigando o filho do meio a usar roupas “de menina”. A escola desmentiu os fatos, mas logo foi feita uma denuncia de abuso. Durante todo o inquérito, Ana foi chamada pelo seu nome antigo e tratada como pai dos seus filhos.
Sem provas, a denuncia foi para o tribunal de justiça e uma cautelar impede Ana de ver seus filhos há um ano. “A dor e a injustiça da transfobia institucional são muito grandes”, diz Ana.
Abaixo-assinado: https://www.change.org/p/tribunal-de-justi%C3%A7a-de-santa-catarina-ajude-ana-paula-e-recuperar-seus-filhos
Assista à entrevista: