Movimentos Sociais de Santa Catarina unidos na luta pela Reforma Política

plenaria_SCEm Curitibanos, cidade que fica bem ao centro do estado de Santa Catarina, mais de vinte lideranças de diversas regiões, estiveram reunidas no dia 14 de junho, na 2ª Plenária Estadual do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva Soberana do Sistema Político.

Mulheres camponesas, jovens, militantes dos movimentos sociais, sem-terra, assentados, sindicalistas, estudantes, militantes de partido político, religiosos e representante do Coletivo de Memória Verdade e Justiça estiveram juntos planejando ações no estado a fim de fortalecer a discussão do Plebiscito por uma reforma política.

Numa roda de conversa regada com muito chimarrão e pinhão (fruto típico da região), as discussões foram surgindo. Um dos coordenadores do Comitê Estadual, Nauro Velho, trouxe informações sobre a necessidade urgente de uma Reforma Política para avançar na democratização do país. “Precisamos ter reformas estruturais para o Brasil, reforma agrária, tributária, urbana, do judiciário, da educação, da saúde e democratização dos meios de comunicação, mas só teremos chance de avançar nestas pautas se tivermos um Congresso Nacional comprometido com o povo e não com as empresas que financiam suas campanhas”, declarou Nauro.

De acordo com os dados apresentados pelos candidatos ao Tribunal Superior Eleitoral, em 2010 um candidato ao governo estadual gastou em sua campanha política uma média de 12,2 milhões de reais e um senador ficou em torno de 3,7 milhões. Os deputados estaduais e federais ficaram em torno de 996 e 428 mil reais, respectivamente. “Como vamos conseguir eleger representantes do povo, que tenham compromisso com os trabalhadores com estes valores altíssimos em campanha? A desigualdade começa já na disputa eleitoral”, salientou Nauro.

Na Plenária foram apresentadas algumas ações realizadas pelo estado e a estratégia para o próximo mês. “Precisamos intensificar a formação e massificação do Plebiscito para que tenhamos êxito na coleta de votos que vai acontecer entre os dias primeiro a sete de setembro”, frisou Jackeline Arantes, uma das coordenadoras do Comitê Estadual. Em grupo ficou definido que o comitê estadual vai se reunir com as entidades, dia 02 de agosto, para avaliar as reuniões realizadas pelas entidades e definir estratégias para o último mês de formação do Plebiscito.

Fonte: Plebiscito Constituinte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.