Mostra do Filme Marginal. Disponível até dia 14 de fevereiro.

Mostra do filme marginal

A Mostra do Filme Marginal é uma iniciativa que tem por objetivo valorizar e divulgar produções fora do eixo comercial. Não é competitiva, visa a integração. Nossa estratégia é utilizar o projeto como instrumento de difusão, reflexão, estímulo, auto-formação e organização do público para um cinema popular, autoral e crítico. Sendo assim, abrimos espaço para trabalhos que colocam na tela personagens e temáticas marginalizadas pelo sistema sociopolítico vigente. Assista no site: https://todesplay.com.br/mostra-do-filme-marginal/

Em 2017, o início

A primeira edição da Mostra foi realizada no Espaço Outrx, um espaço cultural coletivo, colaborativo e autogerido no Rio de Janeiro. Foram 9 sessões, 38 filmes exibidos, além de oficinas e shows.

Em 2018, recebemos 530 filmes de todo o Brasil

A segunda edição buscou expandir o evento para outras cidades. Houveram exibições no Rio de Janeiro, Niterói e Salvador.

Em 2019, recebemos 600 filmes

A terceira edição aconteceu no Rio de Janeiro, Niterói, Maricá, Belo Horizonte e Salvador. A Mostra seria realizada no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF). No entanto, após examinarem o conteúdo dos filmes, o CCJF proibiu a exibição de três curtas. Com isso, resolvemos cancelar e levar a programação para locais que não promovessem censura.

2020

Realizamos exibições em Campo Grande e Miranda, no Mato Grosso do Sul (MS). Em Campo Grande,  as exibições ocorreram na Central de Economia Solidária e na Comunidade Quilombola Tia Eva. Na cidade de Miranda, as exibições ocorreram numa comunidade indígena do Povo Terena.

Pandemia

Diante da crise sanitária e social, da ausência do Estado brasileiro e da política genocida dos governos e da burguesia, em 2020 não foi realizada a 4° edição da Mostra do Filme Marginal.

2021

Em 2019 a Mostra internacionalizou-se. Realizamos duas sessões no dia 15/12 no cinema ocupado La Cref Revival na cidade de Paris, França.

Apresentamos na Todes Play Brasil: Cinema Negro em Movimento – Representações Afrodiaspóricas, as duas sessões realizadas em Paris com 9 dos 11 filmes exibidos. Além disso, realizaremos debates sobre curadoria com Mostras e Festivais parceiros.

Vale destacar que estas duas sessões são inéditas no Brasil.

Leia mais:

Alto lá, essa terra tem dono! O sete de fevereiro, dia de Sepé Tiaraju, símbolo de luta pela mãe terra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.