Redação
Na coluna “Balburdia no Desacato” desta semana, Sérgio Cardoso traz a discussão sobre o fechamento do Centro Universitário de São José (USJ).
Para relembrar: em julho de 2021, a promotora Marcia Aguiar que pedia o descredenciamento da instituição junto ao Conselho Estadual de Educação. Sérgio Cardoso relembra que a Universidade de São José destina 70% das vagas para estudantes oriundos das escolas publicas do município.
O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila (PSD), alega que o município precisa destinar verba para educação infantil e por isso é necessário o fechamento da instituição.
A Defensoria Pública de Santa Catarina, em janeiro de 2022, consegue a suspensão do descredenciamento da instituição. Entretanto, há uma semana, o ministro do STJ, Jorge Mussi, suspendeu a liminar e o Centro Universitário de São José deve manter o processo de transferir os estudantes para outras instituições de ensino.
O colunista Sérgio Cardoso relembra que e a transferência dos estudantes gera gastos maiores ao município do que a manutenção da instituição aberta.
Para assistir a coluna completa, assista ao vídeo abaixo: