Estudantes revindicam cursos da àrea de Ciências Humanas, em instituições públicas de Joinville

Reprodução

Redação, Desacato.info. 

Uma iniciativa em Joinville, busca fomentar o debate em torno da ampliação do ensino superior público no município, com incorporação de novos cursos na área de Ciências Humanas, especificamente. Para falar sobre este tema, esteve no JTT-Manhã Com Dignidade o militante do Movimento Negro “Maria Laura” e membro do Movimento “Pró-Universidade Pública de Joinville”, Rhuan Carlos Fernandes.

Tanto na UDESC e UFSC, não são encontrados cursos de Ciências Humanas. Segundo, Rhuan nesta análise história foi observado que está é uma revindicação antiga. Tendo em vista o contexto do governo do ex-presidente, Jair Bolsonaro, a necessidade de defender a universidade pública tornou-se mais evidente para o grupo de jovens militantes.

Reprodução/Internet.

Hoje, um cidadão ou cidadã que deseja cursar Filosofia, Geografia ou História, por exemplo, em uma instituição pública, ele precisa sair do município e ir, por exemplo, para Florianópolis. Além disto, um professor que queira realizar uma pós-graduação ou especialização na àrea de humanas, também precisa realizar este deslocamento.

“Estamos encampando esta luta para adquirir um direito”, destaca.

De acordo com o militante, nos diálogos realizados com a UFSC houve receptividade para ouvir a proposta. Mas, na UDESC, foi mais difícil. Houve apontamentos relacionados ao formato estrutural de organização da instituição. Além do quadro de congelamento de custos. E, no IFSC, há uma pretensão em expandir os cursos voltados à Ciências Humanas.

Para assistir à entrevista completa, acesse:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.