Por Jaine Fidler Rodrigues, para Desacato.Info.
Nesta quinta-feira (17), em Chapecó, iniciam as atividades do Mês de Luta Pela Vida e Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Novembro é o mês escolhido porque no 25 de novembro é o Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres. Essa data também marca o início da Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, que vai até 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).
O cronograma de atividades inicia hoje, às 19h30, no Auditório da Prefeitura de Chapecó com palestra “A importância da Rede de Atendimento” com a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Santa Catarina (CEDIM/SC).
Segundo a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Chapecó, Flávia Rubiane Durgante:
“O principal objetivo do Conselho com esse ciclo de atividades é dialogar com a sociedade sobre a importância de lutarmos por igualdade de direitos e por políticas públicas comprometidas com a dignidade feminina e com o combate à todas as formas de violência e discriminação que as mulheres sofrem. Escolhemos realizar agora em novembro porque dia 25 é o Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres. Consideramos o engajamento de diferentes setores e entidades essencial para tornar essa data do ano um marco de luta e enfrentamento”
As atividades irão acontecer até o dia 29/11. Sendo que, no dia 25 em específico, acontece a Vigília Feminista, na Praça Central do Município.
Confira a programação completa abaixo: