Por Henrique Rodrigues, Revista Fórum.
A nova pesquisa Exame/Ideia sobre a eleição presidencial publicada no final da noite dessa quarta-feira (23) mostrou que o ex-presidente Lula (PT) segue à frente do atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição.
O petista aparece com 40% das intenções de voto na sondagem estimulada, contra 29% do atual chefe do Executivo. Em relação à última pesquisa, feita há um mês, Lula perdeu 2 pontos percentuais e Bolsonaro ganhou a mesma quantidade. Ambas mudanças são dentro da margem de erro. Com isso, a diferença entre os dois caiu de 15 para 11 pontos percentuais.
Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) surgem empatados na preferência do eleitorado, com 9% cada, enquanto Eduardo Leite (PSDB) tem 2%, ficando à frente do ainda companheiro de legenda João Doria (PSDB), que registrou apenas 1%.
Em cenários de 2° turno, Lula aparece vencendo todos os candidatos com significativa margem. Contra Bolsonaro, Lula venceria por 50% a 37%, enquanto que num embate com Ciro Gomes o placar ficaria 48% a 30%. Em relação a Sergio Moro, o antigo mandatário se elegeria com 48% das intenções de voto, contra 33% do ex-juiz.
O levantamento ouviu 1.500 pessoas por telefone, entre os dias 18 e 23 de março. A margem de erro da pesquisa, segundo seus realizadores, é de três pontos percentuais para mais ou para menos.