Atualização: Em 21 de janeiro próximo, o Fórum das Resistências em Porto Alegre terá lançamento antecipado do livro “A limpeza étnica da Palestina”. De autoria do historiador israelense Ilan Pappé, publicada pela Editora Sundermann, a obra é inédita em português. O lançamento é uma parceria com a Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada e contará com a presença da jornalista palestino-brasileira Soraya Misleh, que também assina a orelha da edição, que apresentará o livro.
—
De autoria do historiador israelense Ilan Pappé, o livro “A limpeza étnica da Palestina, acaba de ser publicado pela Editora Sundermann pela primeira vez em português. A partir da abertura de arquivos oficiais israelenses, Pappé debruçou-se em reexaminar criticamente os acontecimentos de 1948 e o sionismo enquanto projeto político. Nesta obra, alia documentos oficiais à memória palestina para demonstrar que à criação de Israel como Estado judeu a escolha de suas lideranças foi promover limpeza étnica, ou seja, expulsão deliberada dos palestinos.
O autor é um dos mais importantes entre os chamados novos historiadores israelenses. Professor da Universidade de Exeter, na Inglaterra. Filho de imigrantes judeus alemães, nasceu em Haifa em 1954, apenas seis anos após a criação do Estado de Israel – para os palestinos, a Nakba (catástrofe). Lecionou na Universidade de Haifa entre 1984 e 2007. Após a publicação de “A limpeza étnica da Palestina” e de expressar apoio ao movimento BDS (boicote, desinvestimentos e sanções) a Israel, passou a enfrentar pressão e ameaças, o que o levou a exilar-se na Inglaterra, onde vive hoje. Pappé não reviu suas conclusões, como fizeram outros “novos historiadores”. Abdicou dos privilégios que o silêncio cúmplice lhe traria e tem dedicado seu conhecimento à denúncia vigorosa da limpeza étnica do povo palestino e a que se faça justiça na tão maltratada Palestina. E vai além: afirma que sem o reconhecimento histórico da Nakba, não é possível haver uma solução justa, o que implica necessariamente assegurar o direito de retorno dos milhões de refugiados expulsos de suas terras.
Já está marcado, em parceria com a Ciranda Internacional da Comunicação Compartilhada, lançamento em primeira mão em Porto Alegre durante o Fórum das Resistências, em 21 de janeiro. A publicação será apresentada pela jornalista palestino-brasileira Soraya Misleh, diretora de Imprensa do Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), mestre e doutoranda em Estudos Árabes pela Universidade de São Paulo (USP). Deverá ser lançada em São Paulo, no restaurante Al Janiah, em data a ser anunciada em breve. A obra estará disponível para aquisição no site da Editora Sundermann (www.editorasundermann.com.br) a partir do próximo dia 20.
—
Fonte: Icarabe.