Lançamento do livro “As jardineiras” acontece na Câmara de Cultura Antonino Assumpção, em São Bernardo do Campo

As Jardineiras é um drama contemporâneo que convoca o pensamento sobre as infâncias dissidentes e as violências reais e simbólicas do cotidiano escolar. A obra é da jovem autora e dramaturga Denise Hyginio, de São Bernardo do Campo.

Foto Divulgação

No próximo domingo, dia 09 de julho de 2023, acontece o lançamento do livro “As jardineiras”, da jovem autora e dramaturga Denise Hyginio, de São Bernardo do Campo.

O lançamento acontecerá a partir das 16h, na Câmara de Cultura Antonino Assumpção, que fica na Rua Marechal Deodoro, 1325, no Centro de São Bernardo do Campo (SP).

No evento haverá uma leitura dramática, dirigida por Raffael Santos, com as atrizes Daniele Máximo e Agatha Selva, além de um bate-papo com a autora. O livro será vendido no evento e distribuído de forma gratuita para profissionais da educação.

“As Jardineiras” é um convite ao pensamento sobre as urgências que pairam sobre a educação brasileira. Um drama contemporâneo que convoca o pensamento sobre as infâncias dissidentes e as violências reais e simbólicas do cotidiano escolar.

Na história, Rosa, uma professora de educação infantil da rede privada, está prestes a se afastar em razão de uma licença maternidade, quando tem sua rotina escolar de trabalho friccionada a partir da chegada de Lis, sua nova auxiliar de sala, uma jovem pedagoga lésbica e desfeminilizada, que colocará em xeque muitas das convicções e tradições pedagógicas de Rosa.

No cotidiano da sala de aula, a relação tensa entre as duas professoras acaba sendo atravessada por outros conflitos gerados pelas crianças, pais e instituição escolar, que acabam extrapolando alguns limites. Uma criança específica desafia as professoras e toda a comunidade escolar a lidarem com as diferenças. Em meio a este caos, as professoras descobrirão que uma sala de aula é um mundo inteiro.

No texto, as crianças da sala de aula nunca falam. Elas são personagens presentes na história, mas são apenas narradas pelas professoras, demonstrando que, mesmo em espaços feitos para serem habitados por crianças, nem sempre elas são vistas e respeitadas como indivíduos.

Tendo como principais inspirações teóricas para a criação da obra o pedagogo e patrono da educação, Paulo Freire e o filósofo Paul B. Preciado, o livro também traz referências de vivências reais relatadas por professoras, algumas delas vividas pela própria autora, que além de dramaturga e atriz, é educadora.

“Em um país que atravessou uma verdadeira guerra política, como estão as salas de aula? Para além da tecnologia, será que as escolas também estão acompanhando as outras transformações que estamos atravessando?”, reflete a autora.

“As Jardineiras” é a primeira publicação de Denise Hyginio, embora ela já tenha assinado algumas dramaturgias, como “A Cigana, o Palhaço e o Astronauta”, do Coletivo MENELÃO e “Fubá: uma receita para o tempo”, do grupo Impacto Agasias.

O livro conta com prefácio assinado por Ronaldo Serruya, texto de orelha por Claudia Jordão, ilustrações de Luíza Marcon, e o projeto gráfico feito por Isabela A. Teles Veras, do estúdio Fabricando Ideias.

A publicação de “As Jardineiras” foi contemplada pelo PROAC Editais e faz parte do encerramento do projeto, que também contou com uma oficina de teatro para profissionais da educação realizada entre agosto e outubro de 2022, além de uma aula aberta sobre Pedagogia da Diferença.

Mais informações no instagram @asjardineiras.projeto

Serviço: Lançamento do livro “As Jardineiras”
Autora: Denise Hyginio
Gênero: Dramaturgia
Quando: 09 de julho de 2023 (domingo) – Horário: 16h às 19h
Onde: Câmara de Cultura Antonino Assumpção – Rua Marechal Deodoro, 1325, Centro – São Bernardo do Campo (SP)
Mais informações: Instagram @asjardineiras.projeto

Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini – Cel (11) 99568-8773 – [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.